TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurociência Acidente Vascular Encefálico: Uma Visão Geral do Tema

Por:   •  26/11/2021  •  Abstract  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 5

Acidente vascular encefálico: uma visão geral do tema

Nomes:

João Diamantopoulos Medeiros

Mariance de Oliveira Serratine

Thalita Simeão

Orientador: Adriano Machado

- Definição:

O que é o acidente vascular encefálico?

Bom, pode-se introduzir a explicação deixando claro que são dois tipos de AVE, sendo eles o isquêmico (80% dos casos se encontram nesse quadro) e hemorrágico. O AVC ocorre quando há instalação de um déficit neurológico focal, repentinamente e de origem não convulsiva, determinado por uma lesão cerebral, que ocorre secundariamente a um mecanismo vascular e não traumático. Podemos encontrar, portanto, AVCs secundários a embolia arterial e processos de trombose arterial e/ou venosa, causando, assim, isquemia e/ou hemorragia cerebral.

- Tipos:

AVE Isquêmico: é a interrupção do fluxo sanguíneo (obstrução arterial por trombose ou embolia) em uma determinada área do encéfalo, a tornando isquêmica. O encéfalo depende de aporte constante de oxigênio e glicose, pois não tem capacidade de armazenar essas substâncias, ou seja, poucos minutos sem um aporte sanguíneo correto já traz chances de causar danos irreversíveis ao tecido do cérebro. O déficit da função neuronal pela isquemia não necessariamente significa morte e irreversibilidade.

Causas do AVE Isquêmico:

  • AVC isquêmico aterotrombótico: provocado por doença que causa formação de placas nos vasos sanguíneos maiores (aterosclerose), provocando a oclusão do vaso sanguíneo ou formação de êmbolos. 
  • AVC isquêmico cardioembólico: ocorre quando o êmbolo causador do derrame parte do coração.
  • AVC isquêmico de outra etiologia: é mais comum em pessoas jovens e pode estar relacionado a distúrbios de coagulação no sangue.
  • AVC isquêmico criptogênico: ocorre quando a causa do AVC isquêmico não foi identificada, mesmo após investigação detalhada pela equipe médica.

AVE Hemorrágico: é a ruptura de um vaso intracraniano, gerando o extravasamento de sangue para o parênquima cerebral e/ou para o espaço subaracnóideo (local entre as meninges onde circula o liquor). Nestes casos os sintomas que ocorrem partem da compressão de estruturas nervosas e/ou aumento da pressão intracraniana.

Causas do AVE Hemorrágico:

  • Hemofilia ou outros distúrbios coagulação do sangue;
  • Ferimentos na cabeça ou no pescoço;
  • Tratamento com radiação para câncer no pescoço ou cérebro;
  • Arritmias cardíacas;
  • Doenças das válvulas cardíacas;
  • Defeitos cardíacos congênitos;
  • Vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos), que pode ser provocada por infecções a partir de doenças como sífilis, doença de Lyme, vasculite e tuberculose;
  • Insuficiência cardíaca;
  • Infarto agudo do miocárdio.

- Características dos resultados do AVE:

A fisiopatologia do acidente vascular encefálico é complexa e envolve diversos acontecimentos, como falha de energia, perda de homeostase celular, acidose, elevação da concentração de cálcio intracelular, toxicidade por radical livre, geração de produtos do ácido araquidônico, ativação de células gliais e infiltração de leucócitos.

A principal e a mais importante causa de incapacidade neurológica são devido à paralisia total ou parcial de um hemicorpo (hemiplegia e hemiparesia), distúrbios do campo visual, sensorial, mental, intelectual e do comprometimento da fala (disartria ou afasia).

hemiplegia é uma alteração neurológica em que ocorre paralisia em um dos lados do corpo.

Hemiparesia se refere a dificuldade de movimentar uma parte do corpo e não a impossibilidade dos movimentos, como a hemiplegia causa.

- Etiologia

FATORES DE RISCO:

- Doenças cardíacas

- Hipertensão arterial: (principal fator de risco modificável), há evidencias que o controle da hipertensão previne o AVC.

- Dislipidemia: (é caracterizada pela alteração dos níveis lipídicos séricos a valores relacionados com o aumento do risco de desenvolvimento de diversas doenças vasculares), é um dos principais fatores para o AVC agudo. Além de ser relevante para o desenvolvimento de AVCi, a dislipidemia também é um fator de risco crítico para o desenvolvimento de HAS que, como citado anteriormente, é um dos principais fatores para o acontecimento do AVC.

- Diabetes mellitus: A DM tem como uma das principais complicações crônicas a doença vascular, que levam a uma causa direta ao AVC. O AVC manifesta-se em pacientes com DM em idade inferior à dos pacientes sem DM. Mulheres diabéticas têm maior risco de AVC do que homens com DM. A presença de DM piora a evolução dos pacientes com AVC: o risco de recorrência é duplicado, o risco de demência é triplicado e a mortalidade aumenta significantemente. Com isso, podemos perceber que aqueles que tem DM estão mais propensos a essa doença do que aqueles que não tem!

- Tabagismo: causa modificável, o fato de ser tabagista, pode aumentar em quatro vezes a chance de sofrer um dano cerebral.  

- Anticoncepcionais: o uso de anticoncepcionais é um dos fatores comportamentais mais frequentes para o desenvolvimento de AVE. Há uma cautela a ser estabelecida para a prescrição desses contraceptivos principalmente para mulheres propensas ou já identificadas com alguma doença cardiovascular

- Migrânea (é caracterizada como uma afecção de caráter crônica multifatorial, que acomete indivíduos geneticamente susceptíveis, caracterizado por cefaleia unilateral pulsátil relacionado à foto e fonofobia, vômito e náuseas, mais conhecida como enxaqueca)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (94.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com