TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Nutricção Aplicada Em Enfermagem Atividade Colaborativa

Exames: Nutricção Aplicada Em Enfermagem Atividade Colaborativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  749 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Este relatório foi realizado para a busca e estudo a recuperação da saúde do paciente o qual foi diagnosticado câncer de esôfago do tipo carcinoma espinocelular no estágio III, havendo assim a necessidade de uma equipe multidisciplinar de terapia nutricional EMTN, juntamente com o enfermeiro. O estudo foi desenvolvido para obter informações sobre á prática do enfermeiro dentro dessa atividade desenvolvida juntamente com EMTN.

Desenvolvimento

As desnutrições em pacientes com câncer na região de cabeça e pescoço apresentam uma maior prevalência em perda que varia de 40% a 80%. Como no caso relatado há uma grande incidência de perda de peso, sendo assim a necessidade de uma a avaliação nutricional como ASG ou NRS2002, são uns dos métodos mais utilizados e recomendados na Avaliação Nutricional. O enfermeiro por sua vez na equipe multidisciplinar deve fazer a avaliação da composição corporal, avaliação dos sinais clínicos diagnostica nutricional, bem como fazer monitoramento e triagem do risco nutricional.

Dentro das suas funções o Enfermeiro deve elaborar e padronizar procedimentos de enfermagem relacionados a terapia nutricional e orientar o paciente, a família ou o responsável legal quanto à utilização e controle da terapia nutricional, de acordo com suas atribuições profissionais.

Após essas etapas cumpridas e avaliação finalizada, é concluído que o mesmo está com o IMC em normalidade, porém, com os relatos e o diagnostico obtido há a necessidade de uma alimentação de acordo com seu diagnostico.

Como havendo a necessidade de uma cirurgia a qual será realizada no esôfago o mesmo deve se alimentar por uma sonda jejunoestomia (Uma sonda implantada cirurgicamente e permanece diretamente no intestino delgado) devido à impossibilidade de se alimentar pela boca, seguindo a dieta enteral que ocorre forma liquida em espaço fechado, juntamente com a dieta industrializada que diminui o risco de contaminação por ser menos manipulada em sua forma de preparo e que contem os nutrientes e vitaminas necessários.

Considerações finais

Conclui-se que o enfermeiro dentro da equipe multidisciplinar de terapia nutricional trabalha ativamente em benefício do paciente seguindo um parâmetro nutricional em conjunto de profissionais. Observa-se que deve estar atento ao conhecimento de seu paciente como também de seu diagnostico para a obtenção de resultados positivos em auxilio há um cuidado humanizado, para que assim seu paciente possa obter a recuperação do seu estado clinico.

Referências Bibliográficas>

<http://www.sare.anhanguera.com/index.php/index/citacao>.

http://www.hcancerbarretos.com.br/cancer-de-esofago

http://www.projetodiretrizes.org.br/9_volume/terapia_nutricional_na_oncologia.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com