TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa - Tecnologias Aplicadas à Educação

Pesquisas Acadêmicas: Atividade Colaborativa - Tecnologias Aplicadas à Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  1.372 Palavras (6 Páginas)  •  1.112 Visualizações

Página 1 de 6

PEDAGOGIA

TUTORA

KELLY SZABO CRESSONI

ATIVIDADE COLABORATIVA

TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO

ACADÊMICOS:

Campinas

Junho de 2013

ATIVIDADE COLABORATIVA

TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO

Aula-tema: Projeto de inovação educacional utilizando as novas tecnologias de informação e comunicação.

Com base nas aulas, pesquisas diversas, bem como nas discussões entre o grupo, desenvolvemos esta atividade disposta conforme abaixo:

1. Introdução

2. Ferramentas do Google no Ambiente Escolar

3. Considerações Finais

1. INTRODUÇÃO

Escolas e professores podem descobrir os interesses do aluno, desenvolve-los e motivá-los para criar hábitos de pesquisa continuada adequados às suas necessidades. O uso dos recursos tecnológicos será um grande desafio para as escolas São Geraldo e Connetion que devem fazer articulação entre as atividades educacionais e as ferramentas informatizadas entendendo que o objetivo primordial é situar o uso da Informática Educativa no contexto de mediação quanto às tecnologias adotadas tendo como foco a formação integral do educando.

Escolas e educadores não podem se eximir do uso das novas tecnologias como apoio ao ensino/aprendizagem, deixando de buscar novas formas de facilitar o contato dos alunos com o mundo globalizado, negligenciando o direito de acesso a ferramentas para exercício da cidadania.

Sabemos que a utilização da internet na educação escolar trás inúmeros benefícios, e avanços significativos no desenvolvimento socioeducacional, sendo assim, os serviços baixo apresentados, favorecem este processo.

Google é uma empresa multinacional americana de serviços online e software, hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet.

O Google é o maior site de busca da atualidade, sendo um dos mais visitado e utilizado por quem acessa a internet para fazer infinitas buscas em assuntos diversos. Seus serviços fazem sucesso entre os internautas, possui ferramentas que podem ser utilizadas a favor da educação.

2. FERRAMENTAS DO GOOGLE NO AMBIENTE ESCOLAR

Google Web Search é uma ferramenta de busca na web, com apenas uma palavra é possível obter inúmeras informações, este serviço faz buscas em toda a rede da internet, inclusive imagens relacionadas à busca, através do Google Image Search. Por oferecer uma infinidade de informações é preciso desenvolver uma boa pesquisa, filtrando as informações para obter informações realmente validas. Esta ferramenta é utilizada constantemente por estudantes de todos os níveis para elaboração de trabalhos acadêmicos.

O Gmail é um serviço gratuito de email, sendo assim acessível a todos, um indispensável canal de comunicação da atualidade que proporciona uma comunicação rápida, portanto, pode ser utilizado como forma de comunicação entre alunos bem como entre alunos, professores e direção, dentro e fora do ambiente escolar. Uma ferramenta para complementar a aula, utilizando envios e recebimentos diversos, como material de estudo, pesquisas, links da internet, dentre outros.

Google Livros, é um software livre que oferece acesso gratuito às obras literárias e científicas na forma de textos, imagens, vídeos e sons. Alunos e professores podem se beneficiar desta biblioteca virtual, enriquecendo seu contato com diversas obras.

No Google Agenda é possível elaborar programações, acompanhar calendário de eventos, auxiliando os professores nas organizações com datas, reuniões, alunos podem se organizar com datas de entrega de trabalho, provas e seminários.

Os Pen drive (TV) possibilitam a integração entre computador e televisão para reprodução de imagens e sons. Os alunos podem pesquisar na Internet e fazer Downloads (baixá-los) para utilizar na TV Multimídia ou em ambientes digitalizados para todas as disciplinas.

Google Drive, é um serviço de disco virtual que oferece um espaço de 5 GB gratuitamente aos usuários. Os arquivos armazenados podem ser compartilhados entre alunos e professores, através da conta do Google. Essa ferramenta poderá ser utilizado pelo professor para compartilhar conteúdos relacionados a disciplina, podendo decidir com quem compartilhar, o nível de permissão de cada pessoa para visualizar, editar ou comentar nos seus arquivos.

O Google Translate é o tradutor do Google, uma ferramenta útil para tradução de palavras e termos utilizados em livros, artigos e outros.

O Google Vídeo, bem como o Youtube (que faz parte da empresa Google) são recursos que ampliam o conhecimento, alcançando mais maneiras de aprendizagem, trazendo também os conteúdos mais próximo a realidade. O professor também pode utilizar esta ferramenta como um reforço da matéria, sugerindo vídeos já publicados ou até fazer seus próprios e postando no site, assim o aluno pode assistir quantas vezes forem necessárias.

O uso do Blogger pode ser tão proveitoso quanto os vídeos, sendo acessível a todos gratuitamente. Esse serviço pode favorecer a relação entre alunos e o corpo docente, um espaço onde podem ser postados vários assuntos relacionados à escola, como a melhoria do serviço escolar, divulgação de eventos, reuniões, bem como pesquisas, debates, entre outros, com abertura para comentários, movendo assim a participação de todos.

No Google Grupos é possível criar um ambiente on-line para discussões, além de familiarizar aluno e professor ao ambiente virtual, abrindo discussões referente a temas de aula, compartilhar ideias, esclarecer pontos em que possa haver dúvidas, entre outros.

O Google Earth, Google Maps, Google Mars, Google Moon, são excelentes ferramentas, para pesquisas e visualizações de mapas, imagens de satélite, imagens tridimensionais. Todos eles tem um currículo com fatos e fotos atuais de lugares assim como do universo, ótimo para o desenvolvimento em sala de aula, bem como para pesquisas de trabalhos em diversas disciplinas como Geografia, Ciências, e outras.

O e-learning também reproduz conteúdos sem substituir a educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com