TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÍVEL DE CONHECIMENTO NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR ENTRE ACADÊMICOS DA ÁREA DE SAÚDE

Ensaios: NÍVEL DE CONHECIMENTO NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR ENTRE ACADÊMICOS DA ÁREA DE SAÚDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 2

NÍVEL DE CONHECIMENTO NO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR ENTRE ACADÊMICOS DA ÁREA DE SAÚDE

Cezimar Correia Borges1, Waner Silveira Gonçalves2, Ívia Thatiane do Nascimento Cavalcanti3

1Professor Mestre, docente no curso de Fisioterapia da FAFICH – Goiatuba; cezimarborges@yahoo.com.br

2; 3 Acadêmicos do curso de Fisioterapia da FAFICH – Goiatuba; waner.sg@hotmail.com; iviacavalcanti@gmail.com

INTRODUÇÃO

Considera-se atendimento pré-hospitalar toda e qualquer assistência, realizada direta ou indiretamente, fora do âmbito hospitalar, através dos diversos métodos disponíveis, com uma resposta adequada à solicitação, a qual poderá variar de uma simples orientação e envio de uma viatura de suporte, como também a tomada de decisão emergencial, muito comum nos casos de parada cardiorrespiratória (PCR). Independente da área especifica de atuação, torna-se muito importante aos profissionais da área de saúde conhecer sobre os procedimentos essenciais que devem ser adotados quanto à ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

OBJETIVO

Verificar o nível de conhecimento básico sobre os métodos atuais de RCP entre acadêmicos do curso de fisioterapia, enfermagem e educação física de uma instituição de ensino superior de Goiatuba-Go.

METODOLOGIA

Um questionário baseado nas atuais orientações da AHA (associação americana de cardiologia) foi aplicado em 71 alunos do último (ou mais adiantado) período de cada curso mencionado, enfatizando-se que procedimentos eles adotar-se-iam frente a uma situação de PCR.

RESULTADOS

Dentre as seis (06) questões objetivas formuladas sobre o atendimento emergencial, nenhum acadêmico acertou todas as alternativas, sendo que os alunos do curso de fisioterapia tiveram aproveitamento médio de 41,6 % (2,5 acertos), da enfermagem (58,3% ; média 3,5 certas) e da educação física (33% ; média de 2 questões certas).

Gráfico 1: resultados obtidos.

CONCLUSÃO

Uma vez tendo sido questionados sobre procedimentos básicos de emergência em PCR como posicionamento do socorrista e número de ciclos de compressões torácicas durante uma situação emergencial, verificamos que ha uma deficiência no nível de conhecimento teórico dos acadêmicos sobre os métodos indicados na literatura atual (AHA), envolvendo a RCP, até mesmo por parte de alunos formandos em enfermagem. Tal limitação teórica sugere na mesma ordem, uma prática ineficaz e um tanto preocupante, sendo indicada assim uma reflexão sobre a formação acadêmico curricular aplicada a esses futuros profissionais da área da saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com