TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA EVOLUÇÃO DO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR NO BRASIL

Por:   •  12/5/2017  •  Artigo  •  3.213 Palavras (13 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 13

A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA EVOLUÇÃO DO ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR NO BRASIL

Wender Antonio de Oliveira[1]

Erlayne Camapum Brandão[2]

Michelle Cristina Guerreiro dos Reis3

Flávia Pinheiro Della Giustina4

Resumo

O presente artigo objetiva discutir de maneira conceitual a importância do enfermeiro na evolução do atendimento pré-hospitalar no Brasil. A justificativa para a escolha do tema paira sobre sua contemporaneidade, além da expectativa de contribuir para o âmbito acadêmico. O método de pesquisa empreendido segue natureza qualitativa, com pesquisa do tipo bibliográfica. Foi possível concluir que o papel do enfermeiro é de extrema importância, sobretudo na questão da humanização do atendimento, já que se encontra em contato direto com os pacientes e seus familiares. Além disso, é responsável por propor ações de prevenção, tratamento, controle e educação, a fim de conscientizar e trabalhar esses pacientes de maneira coerente com suas práticas profissionais e de forma responsável, complementando assim, as ações da equipe multidisciplinar com seus conhecimentos técnicos, teóricos e práticos.

Palavras-chave: Enfermagem; atendimento pré-hospitalar; evolução.

Abstract

This article aims to discuss conceptually the importance of nurses in the development of pre-hospital care in Brazil. The rationale for the choice of subject hovers over its contemporaneity, beyond expectation to contribute to the academic environment. The research method undertaken following qualitative nature, with the bibliographical research. So it was concluded that the nurse's role is extremely important, especially on the issue of humanization in care, since these professionals is in direct contact with patients and their families, proposing issues of prevention, treatment, control and educational in order to raise awareness and work with these patients of consistent manner with their practices and Professionals, thus complementing the actions of multidisciplinary team with his technical knowledge theoretical and practical.

Keywords: Nursing; pre-hospital care; evolution.

INTRODUÇÃO

Quando se pensa em profissionais de saúde, é preciso refletir se o paciente merece um atendimento arrogante, pretensioso, mesquinho e agressivo, ou um atendimento de um profissional que demonstre empatia com seu sofrimento, que por meio do seu trabalho em equipe desperte a sua parceria, oferecendo-lhe um cuidado com solidariedade e respeito. A resposta parece óbvia, mas o comportamento e a conduta de profissionais da saúde apresentam evoluções ao longo do tempo quando no atendimento pré-hospitalar, sobretudo dos enfermeiros, que mantém contato mais intrínseco com pacientes e familiares (1).

Essas questões podem ser tratadas de maneira conformista, demagógica, reparadora de conflitos ou transformadora. Por isso, é preciso que haja uma resposta ágil no atendimento, que não afete diretamente a saúde do paciente, ou gere desencontros, desarmonia, descrédito ou desconfiança dos usuários em relação ao atendimento em saúde, especialmente em ambientes pré-hospitalares de natureza pública (2).

A negligência e a falta de humanização no atendimento hospitalar vão além de um panorama local, no Brasil e em diversos países do mundo. O paciente é tratado de maneira relapsa, negligente e sem a garantia de seus direitos fundamentais. O atendimento à saúde deve ter como foco as necessidades dos pacientes, não as do Estado ou as de estabelecimentos públicos ou privados, objetivar não o lucro ou a racionalização, mas acima de tudo o cuidado ao ser humano (3).

Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo central a discussão conceitual da importância da enfermagem na evolução do atendimento pré-hospitalar no Brasil, a fim de compreender de que maneira esse profissional envolve-se nesse processo, bem como qual é a sua postura e competência nesse contexto (4). A fim de traçar um caminho coerente para o desenvolvimento do tema, elencaram-se como objetivos específicos: conceituar atendimento pré-hospitalar; investigar a presença e profissão do enfermeiro nesse ambiente de saúde; e mostrar a evolução da postura profissional no âmbito do atendimento pré-hospitalar. Logo, a problemática de pesquisa, paira sobre a questão: Qual é a importância da enfermagem na evolução do atendimento pré-hospitalar no Brasil?

METODOLOGIA

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com abordagem qualitativa. Esse tipo de pesquisa mostra um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito, e não pode ser traduzido em números. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e da Scientific Eletronic Library Online (SciELO), por meio de leitura exploratória de resumos e títulos, na qual foi verificada a relevância das obras em relação a importância do enfermeiro na evolução do atendimento pré-hospitalar. Como critérios de inclusão foram incluídos artigos científicos publicados no Brasil na língua portuguesa, no espaço de tempo compreendido entre 1990 a 2016, preferencialmente. Os critérios de exclusão foram artigos científicos não disponibilizados na íntegra, em língua estrangeira, e materiais que não correspondem à temática de estudo. A coleta nos bancos de dados foi realizada entre os meses de outubro a novembro de 2016, utilizando os descritores: enfermagem; atendimento pré-hospitalar; evolução. Após a busca nos bancos de dados, obteve-se um total de 51 trabalhos científicos, que foram filtrados mediante leitura preliminar de títulos e resumos, sendo descartados 45 obras irrelevantes para estudo.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O atendimento pré-hospitalar (APH) pode ser compreendido como a assistência realizada fora do âmbito hospitalar, com a utilização de diversas metodologias disponíveis: direta, na qual o profissional vai até a vítima, ou indireta, como por meio da orientação médica por telefone, ou mista, quando em casos de necessidade, após o atendimento pelo telefone há necessidade de envio de viatura ao local da ocorrência (1, 2).

 As principais modalidades de APH são: suporte básico à vida, caracterizado pela realização das manobras não invasivas, o qual é realizado por profissionais treinados em primeiros socorros, não obrigatoriamente graduados, e que atuam sob supervisão de um médico; suporte avançado de vida, que consiste no atendimento que pode realizar procedimentos invasivos de suporte ventilatório ou circulatório, sendo executados exclusivamente por médicos ou enfermeiros (3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (257.3 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com