TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Acesso à água e as Propriedades Químicas de sua composição

Por:   •  14/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.019 Palavras (9 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 9

Cezar Augusto Souza dos Reis

Igor Dantas da Silva

PORTIFÓLIO

Acesso à água e as Propriedades Químicas de sua composição

Faculdade Unopar

Curso de Engenharia Mecânica

Itumbiara-GO

Outubro/2017

Cezar Augusto Souza dos Reis

Igor Dantas da Silva

PORTIFÓLIO

Acesso à água e as Propriedades Químicas de sua composição

Portifólio apresentado ao curso de engenharia mecânica da Faculdade Unopar, como nota de avaliação para todas as disciplinas e professores do período.

Faculdade Unopar

Curso de Engenharia Mecânica

Itumbiara-GO

Outubro/2017

FOLHA DE APROVAÇÃO

Cezar Augusto Souza dos Reis

Igor Dantas da Silva

PORTIFÓLIO

Acesso à água e as Propriedades Químicas de sua composição

Trabalho apresentado à Faculdade Unopar como parte das exigências para obtenção de nota em todas disciplinas para  a conclusão do primeiro semestre em engenharia mecânica. Nota:________

Profª. Aline de Freitas Silva:____________________________ .

AGRADECIMENTO

Agradeço à faculdade Unopar pela a oportunidade de ingresso ao curso engenharia mecânica;

Agradeço a todos os colegas que colaboraram para a conclusão deste portfólio;

Agradeço aos professores responsáveis por ministrar todas as matérias que diz respeito a este trabalho;

Dedico este trabalho a Deus, por me conceder o dom da vida e aprendizado e à minha família que sempre me incentivou, me mostrando e abrindo os caminhos dos meus estudos, apoiando meu crescimento intelectual e profissional.

Nunca o homem inventará nada mais simples nem mais belo do que uma manifestação da natureza. Dada a causa, a natureza produz o efeito no modo mais breve em que pode ser produzido. (Leonardo da Vinci)

Sumário

1        INTRODUÇÃO        8

2        SITUAÇÃO-PROBLEMA 2        9

2.1        Histograma:        10

2.2        Medidas de tendência central e variabilidade:        10

2.3        Gráfico de dispersão:        11

3        SITUAÇÃO-PROBLEMA 3        12

3.1        Quais são os coeficientes da função obtida?        12

3.2        A condutividade é diretamente ou inversamente proporcional à quantidade de carbonado adicionada na água? Justifique sua resposta através da análise do gráfico.        12

3.3        Qual a taxa de variação da função? Verifique se a função é crescente ou decrescente através do teste da primeira derivada. Existe um valor máximo ou mínimo para a condutividade?        13

3.4        O que acontece se a quantidade de carbonato tender a um valor muito grande?        13

4        SITUAÇÃO-PROBLEMA 4        14

5        CONCLUSÃO        15

6        REFERÊNCIAS        16


  1. INTRODUÇÃO

A água, sem sombra de dúvidas é o bem natural mais precioso não só para os seres humanos em sua homeostase, mas para todos os seres vivos do planeta que necessitam para a manutenção de suas funções básicas e consequentemente, sua sobrevivência.

Cerca de 50 a 70% do nosso corpo é composto por água, por isso é tão importante conhecer a qualidade da água que ingerimos que normalmente não atentamos aos detalhes e apenas observamos sua limpidez, no entanto, á olho nu não é possível identificar bactérias, impurezas e a quantidade de sais minerais presentes na mesma. Para o bom funcionamento das funções vitais do organismo, recomenda-se o hábito de incluir a água mineral na dieta, devido aos benefícios que ela pode trazer à saúde por não conter adição de químicas como na água tratada.

As águas minerais são aquelas que são provenientes de fontes naturais, que possuem composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas diferentes das águas comuns. Apesar de não ser perceptível, a água varia suas características de acordo com a fonte em que foi retirada, são essas características, as diferentes quantidades de minerais e gases presentes e que influenciam o pH(potencial hidrogeniônico)  em uma escala que varia de 0 à 14 que pode indicar a acidez (pH<7), neutralidade(pH= 7) ou alcalinidade(pH > 7) da água. De acordo com quantidade de sais minerais presentes na água ela pode ter diferentes classificações em benefício à saúde, como a sulfurosa, ferroginosa e a carbogasosa, segundo diz a ABINAM( Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais). A potabilidade da água no Brasil é determinada pela portaria 2914 do Ministério da Saúde, ela recomenda que o pH da água destinada ao consumo  humano e a fornecida pelo abastecimento público possa variar entre 6.0 à 9.5.

No entanto, especialistas dizem que o pH ideal para o consumo está entre 7,4 e 9,0 porque em média. O pH do nosso sangue é de 7,4(levemente alcalino), e está totalmente relacionado com a nossa saúde, uma pequena diminuição desse valor, reduz o sistema imunológico e dá espaço para seres prejudiciais(fungos, vírus e bactérias) que vivem em meio ácido se proliferarem, tudo que comemos ou bebemos podem alterar ou desequilibrar esse valor. Tendo em vista a dificuldade que muitas pessoas possuem diariamente para controlar a alimentação, a escolha por uma água de qualidade é essencial, já que grande parte do nosso corpo é composto por essa substância.

  1. SITUAÇÃO-PROBLEMA 2

[pic 1]

  1. Histograma:

[pic 2]

  1. Medidas de tendência central e variabilidade:

 

pH

Condutividade

Bicarbonato

Média

5,92

104,28

53,02

Mediana

6,07

67,4

19,55

Moda

 

 

 

Variação

0,14%

1,14%

1,34%

  1. Gráfico de dispersão:

[pic 3]

Matriz de Correlação (Coeficiente de Pearson)

 

pH á 25 °C

Condutividade Elétrica (uS/cm)

Bicarbonato (mg/L)

pH á 25 °C

1

 

 

Condutividade Elétrica (uS/cm)

0,513844854

1

 

Bicarbonato (mg/L)

0,546319419

0,99071569

1

R= Existe uma correlação forte entre a quantidade de bicarbonato e a condutividade elétrica (0,99071569).

  1. SITUAÇÃO-PROBLEMA 3

[pic 4]

  1. Quais são os coeficientes da função obtida?

y = 0,4351x + 2,1259

  1. A condutividade é diretamente ou inversamente proporcional à quantidade de carbonado adicionada na água? Justifique sua resposta através da análise do gráfico.

Através da análise do gráfico percebemos  R² = 0,7514  com um módulo forte de correlação entre os dados, ou seja, quanto mais perto esses dados passarem da reta, maior será o seu valor, em outras palavras é o mesmo que dizer que condutividade é diretamente proporcional à quantidade de bicarbonato, pelo fato de este parâmetro estar relacionado com a presença dos íons dissolvidos na água e, quanto maior for à quantidade de íons dissolvidos, maior será a condutividade elétrica da água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (300.2 Kb)   docx (126.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com