TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACESSO E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Trabalho Escolar: ACESSO E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2013  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 4

ACESSO E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Laura Gauto de Souza Nogueira

RESUMO

Devido o processo de globalização e implementação das mais diversas tecnologias, é crescente o acesso à educação, seja esta superior ou técnica, onde as pessoas almejam um processo continuado da construção do conhecimento. É neste contexto que se expande a Educação à Distância como modalidade de ensino no país.

O desafio de educar e educar-se a distância é grande, por isso o objetivo deste trabalho é informar sobre o panorama atual sobre o acesso e a qualidade na modalidade de Educação à Distância, de acordo com estudos da área.

Após identificar o serviço educacional (educação a distância), é preciso identificar as características de qualidade que são importantes para os clientes, e gera satisfação aos alunos.

A EAD vem sendo vista por muitos governos como um caminho mais barato e que atinge rapidamente um número maior de trabalhadores, caracterizando com isso o maior acesso ao ensino. Deste modo este texto trará informações que irão auxiliar no entendimento deste processo de democratização, e possíveis dificuldades ao longo deste caminho.

Palavras-chave

Educação à Distância; qualidade em Ead; democratização do ensino; autonomia do estudante; avaliação da aprendizagem e satisfação.

1 - INTRODUÇÃO

Nestas duas últimas décadas observamos, em todos os continentes, uma expansão da modalidade de Educação a Distância. O conceito de qualidade em educação visa debater as dimensões sociais, políticas e acadêmicas, que resulta na análise das estruturas, dos processos e dos resultados decorrentes das práticas de ensino presenciais ou à distância.

Conhecer os referenciais teóricos que direcionam este sistema, bem como os métodos de avaliação e satisfação, demonstra um panorama atual em que os resultados nas práticas qualitativas e acessibilidade às classes como uma nova realidade.

Qual é esta realidade de fato sobre o acesso e qualidade? A seguir serão apresentados alguns pensamentos para auxiliar nesta discussão.

2 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E DISCUSSÃO

A primeira versão dos referenciais de qualidade para educação a distância foi elaborada em 2003 e foi atualizada em 2007. O Ministério da Educação, ao longo dos últimos dez anos, divulgou critérios e parâmetros de qualidade, que foram sendo gradativamente atualizados e incorporados em formulários de avaliação, utilizados pelas Comissões de Verificação instituídas pelo MEC.

A Educação a Distância assumiu um papel fundamental neste novo século na disseminação do conhecimento, propiciando a acessibilidade aos que estão excluídos do processo de educação formal. Nos últimos anos as políticas públicas têm se voltado para disseminar o conhecimento utilizando a modalidade à distância como uma ferramenta fundamental no processo de democratização do ensino. A tecnologia ainda é muito cara e inacessível para a maioria da população, sendo necessária uma ação governamental para que o aparato tecnológico seja implementado e torne-se acessível à população.

De acordo com CARVALHO (2006) reduzir a segregação digital deve tornar-se uma prioridade mundial. As tecnologias de informação e comunicação são essenciais para um desenvolvimento mais rápido e equilibrado dos países em desenvolvimento.

Outro importante desafio na EaD é com relação ao comprometimento do aluno. As características mais marcantes do aluno que cursa educação à distância devem ser a autonomia, a disciplina, o comprometimento e a capacidade de organizar seu tempo. Ainda, segundo FILHO (2007), a livre escolha do aluno para determinar o seu espaço de estudo implica na redução dos custos com transporte diário, na diminuição do estresse causado pela locomoção nas vias urbanas, contribuindo ainda mais para a acessibilidade ao ensino.

Quanto à avaliação de aprendizagem, esta tem fundamental importância para o processo de ensino e sua eficácia advém da qualidade do material didático disponibilizado para os estudos da disciplina, A avaliação, inevitavelmente, se faz presente nos processos de educação a distancia como instrumento utilizado para verificar, entre outros aspectos: a aprendizagem, por meio de instrumentos de verificação por disciplina; o nível de satisfação dos alunos; as características de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com