TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Amido e Celulose

Por:   •  10/8/2021  •  Resenha  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  977 Visualizações

Página 1 de 2

Polissacarídeos

São moléculas complexas, tendo em sua composição grande número de monossacarídeos (mais de dez). Diferente dos monossacarídeos e dissacarídeos, os polissacarídeos são insolúveis em água e possuem a função de armazenamento e função estrutural, sendo alguns digeridos pelo organismo humanos enquanto outros não.

O amido e a celulose são biomoléculas encontradas nos vegetais; ambas são polímeros naturais formados por moléculas de um açúcar, a glicose. No entanto, apesar de apresentarem a mesma classificação, elas têm, nos vegetais, funções biológicas distintas.

Portanto, seu desafio é apontar qual a classificação do amido e da celulose e descrever a diferença estrutural entre eles. Como o setor agronômico é responsável pela produção de alimentos, aponte, também, qual a função alimentar dessas biomoléculas.

Ambos são carboidratos, um polissacarídeo de origem vegetal. No entanto, apesar de apresentarem a mesma classificação, elas têm, nos vegetais, funções biológicas distintas.

O amido é constituído de glicose com a função de armazenar esses monossacarídeos, servindo como reserva de carboidratos em células vegetais, quando necessário, as moléculas de glicose são desprendidas desse complexo, são quebradas e digeridas para gerar energia para os processos de respiração celular e fermentação. Entre as principais fontes de amido na alimentação estão batatas, ervilhas, feijões, arroz, milho e farinha.

Já a celulose tem função estrutural, faz parte da parede celular das plantas, garantindo formato, rigidez e sustentação celular. Devido a sua insolubilidade em água, a celulose é uma substância complexa para ser digerida, porém é rica em fibras e é muito importante nos processos digestivos, facilitando a formação e eliminação das fezes. A celulose é utilizada industrialmente para a formação de diversos materiais como papel, papelão e até celofane.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com