TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cachorro do Mato Vinagre

Por:   •  12/11/2019  •  Monografia  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 2

O Cachorro Vinagre ou Cachorro Vinagre, é um canídeo de hábitos diurnos conhecido como o canídeo mais sociável do Brasil por conta da forma que esse animal divide sua caça e se organiza socialmente.

É um mamífero de médio porte e um cão de pequeno porte chegando pesar de 6 á 8 kg. A coloração de seu pelo é avermelhada e um pouco mais clara na região posterior do pescoço, mas podem apresentar uma pelagem mais escura. Suas orelhas são arredondadas lembrando a de um urso assim como sua calda curta. Suas patas também são curtas e possuem membranas interdigitais nas patas dianteiras que são muito usadas para cavar buracos funcionando como uma pá, e também são usados para nadar obviamente.

É um animal de grande distribuição geográfica mas raro de ser encontrado, atualmente se encontra ameaçado, e pode ser encontrado nas regiões da Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica, caça principalmente pequenos roedores, tatus e até veados. Se alimenta exclusivamente de carne ao contrário dos outros canídeos brasileiros, e não existe conflito na hora de divisão da caça, a presa é dividida igualmente pelos membros do grupo. Sua principal presa é o Tatu Galinha, onde se tem uma relação muito íntima com a espécie, onde o Cachorro Vinagre ao contrário de outros carnívoros não caça a sua presa até a extinção, ele fica pouco tempo em seus sítios de caça, cerca de 2 meses apenas.

Seu grupo se dividi em macho e fêmeas alphas, mas o macho alpha não necessariamente é responsável por abater a presa, o jovem mais capacitado pode ser o encarregado, mas a fêmea alpha é sempre a única fêmea a copular no grupo, de alguma forma ela consegue esconder o período de cio das outras do grupo. Ele recebe o nome de Vinagre pelo forte cheiro de vinagre emitido por sua urina, existe relatos que esse urina é até usada para afugentar presa de suas tocas. Também existe relatos dele ter sido o primeiro canídeo domesticado no Brasil, onde índios domesticava esses animais para auxílio na caça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (27.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com