TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo Celular

Por:   •  7/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 3

Ciclo Celular

Ciclo celular é definido como a seqüência de acontecimentos que levam ao o crescimento e a divisão da célula, de forma contínua e repetitiva. O ciclo celular é responsável pela renovação das células.

O nome do período de crescimento das células é Interfase;

  • Fase de maior atividade metabólica, mais longa.

intérfase (ou interfase) é o período do ciclo celular em que a célula aumenta o seu volume, tamanho e número de organelas. Nessa fase de intervalo entre meioses/mitoses da célula não só cumpre suas atividades vitais como também reúne condições para se dividir e originar células-filhas.

Quando o cromossomo passa pela Interfase ocorre a duplicação e fica na forma de um x ai dessa forma ela pode se dividir.

Na Interfase ocorrem três fases sendo elas a G1 (síntese de proteína), S (duplica o DNA) e G2 (duplicação de centríolos)

O câncer é um erro na proliferação celular descontrolada, acontece que a célula não para de se dividir e é uma mitose.

Mitose

A mitose é um processo de divisão celular no qual se origina duas células-filhas idênticas, com o mesmo número de DNAs. A mitose é dividida em 4 fases sendo elas: Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase.

Importância da Divisão Celular

O processo de divisão das células é importantíssimo e é relacionado no crescimento do organismo, renovação das células e também no reparo de lesões e manunteção da estrutura de um individuo. Existem dois tipos de divisão celular a Mitose e a Meiose, e como elas se diferenciam? É muito simples, a Meiose é um tipo mais especifico de divisão celular ( de células germinativas) que resulta em gametas, ovos ou esperma, e que contém metade dos cromossomos na célula original. E a Mitose ocorre em células somáticas (no corpo todo) e o numero de cromossomos permanece o mesmo após a divisão.

Prófase

Na Prófase a carioteca desaparece, por quê? O cromossomo ta dentro do núcleo então tem que tirar ele dali e ai ela tem que desaparecer.

O nucléolo também desaparece, por quê? O nucléolo é o responsável pela síntese de proteína e na divisão celular ela tem que parar com a produção. Durante a interfase ocorria produção de proteínas, porém durante a divisão celular não ocorre.

E outra coisa também, a cromatina começa a se enrolar, ela continua a se condensar, porque o começo foi no período G2 da Interfase e ela se condensa até virar cromossomo.

E os centríolos vão migrar para os lados opostos da célula e microtubulos surgem entre eles, dando inicio a formação do fuso mitótico.

Metáfase

Na metáfase os cromossomos se alinham no meio da célula, na placa equatorial e os centríolos vão ficar no canto e eles têm a habilidade de ficar estáveis graças a substancia chamada Áster, o centríolo começa a irradiar proteína chamadas de tubulina.  E essa fibra do fuso vai grudar nos cromossomos bem no meio que é chamada de centrômero e com isso o cromossomo vai ser controlado e grudado bem no meio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (948 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com