TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Corpo Humano

Por:   •  16/12/2023  •  Relatório de pesquisa  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório de Aula Prática

Maria Dionísia da Silva Santa Cruz Abreu

Graduanda em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Campus Universitário do Araguaia, Unidade I, Pontal do Araguaia

Introdução

Este documento irá auxiliá-lo a preparar o seu relatório em formato de artigo (máximo 2 páginas) para as disciplinas de Química Geral, Bioquímica e Biofísica. Todas as instruções para layout, estilo e escrita do trabalho são fornecidas. Nós encorajamos você a salvar este documento e usá-lo como um documento modelo. Não incluir números de página ou qualquer outro cabeçalho ou rodapé de página que não esteja contido neste modelo.

O relatório deverá conter a estrutura de um artigo científico. Inicie o relatório como título da aula prática que foi ministrada, por exemplo, se foi ministrada a aula prática de vidrarias, então o seu título deve ser “Vidrarias de Laboratório” (no lugar de “Relatório de Aula Prática” no topo desta página). Após o título você deve inserir as suas informações, de nome completo e afiliação. A afiliação corresponde ao curso que você atualmente está matriculado, bem como a instituição e campus. Posteriormente deve conter informações sobre o seu professor igual está neste documento. Posteriormente você deve inserir a estrutura de Introdução, Objetivo, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências. Sendo que o objetivo pode ser inserido como o último parágrafo da sua introdução, deixando claro que é um objetivo. Além disso, Resultados e Discussão podem ser juntos, sem separação.

O texto da introdução deverá contemplar uma pequena revisão sobre a temática na qual o relatório está inserido (de preferência um parágrafo e no máximo dois parágrafos). Deverá ainda apresentar o contexto geral do trabalho (1 parágrafo). Ao final de cada frase você deve fazer a citação de onde você tirou as informações contidas em sua introdução, não use uma única citação em todo o texto. Quando uma publicação é citada no texto, acrescente o nome do autor(es) e o ano da publicação dentro de parênteses (Mujumdar, 1990). Para dois autores use o exemplo ao lado (Farkas e Rendik, 1997). Para três ou mais autores use o exemplo ao lado (Pelissari et al., 2014). Para citações sem parênteses, apenas coloque o ano entre parênteses, como no exemplo: “De acordo com Pelissari et al. (2013), as ...”.

Material e Métodos

Aqui você deve descrever os materiais utilizados na aula, bem como as vidrarias, equipamentos e regentes. As vidrarias podem conter a especificação de mL (pode ser usado ml, tudo em minúsculo), por exemplo béquer de 100 e de 250 mL. Além das vidrarias, equipamentos e reagentes você deve descrever as metodologias utilizadas para atingir os objetivos propostos e isto deve ser explicada sucintamente. Você não deve escrever de forma separada os materiais utilizados dos métodos. Você deve descrever os métodos e os materiais que serão utilizados para desenvolver este método como se estivesse contando uma história. Você pode escrever enquanto detalha o método e ir inserindo os materiais utilizados, exemplo “os reagentes cloreto de sódio e cloreto de cobre foram aquecidos diretamente em chama, com o uso de bico de bunsen e pinça”.

Resultados e Discussão

Apresentar os resultados obtidos na aula e sua discussão em relação ao conhecimento já disponível. Nos resultados poderão ser apresentadas tabelas, gráficos e outras ilustrações que sejam essenciais à boa compreensão do texto.

Figuras

Por favor, use figuras de boa qualidade (fotografias, gráficos) e coloridas. As Figuras devem ser numeradas e centradas (ver Figura 1). Todas as fotos, mapas, desenhos, esquemas devem ser nomeados como Figura. A citação da figura deve ser antecedida da figura, ou seja, a citação da figura deve ser antes de você inserir a figura no texto. E a citação ocorre de forma semelhante a citação das referências, por exemplo a figura abaixo e logo em seguida você cita entre parênteses, mas nesse caso, não precisa inserir o ano, nem et al, apenas a nomenclatura da figura entre parênteses como está ao lado (Figura 1). Além disso, você deve atentar para que exatamente a mesma nomenclatura da citação seja igual a legenda, por exemplo, se no texto você cita ‘Figura 1”, então na legenda não pode ser “Fig. 1”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (118.5 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com