TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fauvismo

Artigos Científicos: O Fauvismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  261 Palavras (2 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 2

Fovismo ou Fauvismo, do francês Les fauves (As bestas selvagens), é uma corrente artística do início do século XX, que se situa entre 1905 e 1907, associada à pintura caracterizada pela busca da máxima expressão pictórica (o estilo começou em 1901, mas foi denominado apenas em 1905).

O Fauvismo foi o primeiro movimento do século, surgiu em Paris. Apresenta exaltação das cores puras e quentes, colocadas em pinceladas separadas, atenuação de profundidade, abolição da perspectiva linear, interpretação arbitrária dos meios-planos de luz e sombra (que são substituídos por cores justapostas) e rejeição dos elementos intelectuais da pintura.Normal achar cores diferentes das normais neste movimento(pessoas com rosto verde,árvores com troncos vermelhos,etc..) .Os críticos da época falavam:"verdadeiros potes de tinta atirados na face do público".

A primeira exposição foi em 1905, Paris. Os Artistas recusaram a seguir as normas impressionistas, já aceitas pela crítica e academizadas. Este movimento inspirou-se em Seraut, Gaugin, Vincent Van Gogh (este principalmente em sua fase colorida) e da fase construtivista de Cézanne.

Tem como características marcantes a simplificação das formas, o estudo do uso das cores, e uma elevada redução do nível de graduação das cores utilizadas nas obras. Os seus temas eram leves, retratando emoções e a alegria de viver e não tendo intenção crítica. A cor passou a ser utilizada para delimitar planos, criando a perspectiva e modelando o volume. Tornou-se também totalmente independente do real, já que não era importante a concordância das cores com objeto representado, e sendo responsável pela expressividade das obras.

O artista plástico Henri Matisse é conhecido como o pai deste movimento artístico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com