TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura e Urbanismo Fauvismo História Geral da Arte

Por:   •  5/11/2018  •  Dissertação  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  1.861 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Arquitetura e Urbanismo

Fauvismo

História Geral da Arte

2015

Sumário[pic 3]

Introdução        3

Desenvolvimento        4

Principais Artistas        4

Biografia e Participação no Movimento        4

Henri Émile Benoît Matisse        4

Principais Obras        5

Maurice de Vlaminck        7

Principais Obras        7

Referências Bibliográficas        10


Introdução

O Fauvismo é um movimento estético da pintura tipicamente francesa, surgido entre o século XIX e o século XX por artistas que se opunham a seguir as regras do movimento impressionista, que até então era o movimento com mais influência no período que se vivia, contudo, essa nova tendência só foi considerada movimento artístico no ano de 1905, quando sua denominação foi dada por Louis Vauxcelles, no Salão de Outono (exposição de arte realizada anualmente em Paris, criada por iniciativa de um arquiteto, Frantz Jourdain) que ao ver uma obra de Henry Matisse denotou a seguinte frase “Les Fauves” que traduzido para a nossa língua significa “Os selvagens”.


Desenvolvimento

O Fauvismo, ou Fovismo, seguido de tema livre que se baseava na alegria de viver e nas emoções, não tinha nenhum fundamento embasado em uma crítica política. O movimento tinha por principal característica o uso deliberado de cores fortes e uma alta taxa dramática nas obras.

O declive de cores é nitidamente reduzido nestas obras, entretanto, a função que as cores exercem é de suma importância para a criação, já que estas são responsáveis pela manutenção de limites, volume, relevo e perspectiva, além de não seguirem ligação direta com o real, não correspondem necessariamente à cor real da figura representada.

Como Matisse disse em suas “Notas de um Pintor”, o fauvismo é "uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes", ou seja, se opõe aos movimentos decorridos anteriormente, bem como o rompimento dos temas da antiga estética vigente.

A relação das obras com o intelecto, sentimentos e representação do mundo pós Revolução Industrial foi substituído pelo uso passional das cores, espontaneidade e instinto, a maneira de crianças e selvagens, como diziam os próprios artistas.

Principais Artistas

Os artistas precursores do movimento foram Henry Matisse e Maurice Vlamink que logo serão exemplificados mais a fundo. Nesta tendência também temos André Derain que iniciou sua vida artística aos 15 anos, Othon Friesz, com suas características que se distinguem pela profundidade da composição e pelo dinamismo das formas. Suas obras eram consideradas “cruas”, pois as cores fortes não dominam suas telas, além de outros artistas não citados.

Biografia e Participação no Movimento

Henri Émile Benoît Matisse

Foi um importante desenhista, escultor e pintor francês que teve grande influência no movimento fauvista. Nasceu em 31 de dezembro de 1869 na cidade de Le Cateau-Cambrésis e faleceu em 03 de novembro de 1954 na cidade de Nice (sul da França).

Em sua juventude trabalhou como escriturário e em 1888, quando terminou o Ensino Médio, optou por estudar Direito na universidade de Paris. Com vinte e um anos de idade, teve seu primeiro contato com pintura e passou a se dedicar às artes plásticas, estudou desenho na escola de pintura Maurice-Quentin Delatour, em 1891, entrou para Academia Julián de Paris e abandonou a carreira de Direito. Em 1894, nasceu sua primeira filha, Marguerite, com Amélie Parayre. Em 1895, entrou para a Escola de Belas Artes de Paris. A partir de 1907, passou a pintar sobre a influência do Fauvismo e partir de 1916, suas obras passaram a demostrar grande influência a tendência cubista.

Principais Obras

  • Uso de cores intensas, (roxo, verde, amarelo, azul e vermelho).[pic 4]

The Dessert: Harmony in Red.

  • Uso de formatos planos, grandes, simples e com traços largos.[pic 5]

The Sorrows of the King.

  • Pinceladas violentas e definitivas.[pic 6]

Still Life with Oranges.

  • Busca de estabelecer harmonia, tranquilidade, pureza e equilíbrio nas obras de arte.[pic 7]

La Danse

  • Intenção de demonstrar sentimentos nas obras.[pic 8]

Blue Nude.

Além dessas características apresentadas também podemos perceber em muitas obras desses artistas traços como: cenas urbanas e rurais, nudes, cenas ao ar livre, retratos, entre outros.

Maurice de Vlaminck

Nasceu em Paris na França no dia 04 de abril de 1876, veio de uma família de músicos boêmios da qual herdou seu talento para a música. Vlaminck aprendeu tocar violino com seu pai e foi deste meio que retirou sua subsistência por longos anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (575.5 Kb)   docx (479.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com