TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fauvismo Fez Parte da Vanguarda Europeia

Por:   •  25/5/2016  •  Dissertação  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  773 Visualizações

Página 1 de 3

                                                   Fauvismo        

          Fauvismo fez parte da Vanguarda europeia, que foi movimento de grande impacto, surgiu na Europa, no século XX (1904 a 1907). Tinha como característica a agressão na questão do experimentalismo, pois é uma vanguarda. Apesar de ser impactante, consegue ao mesmo tempo ser harmonioso. Seria um estilo de pintura como uma evidente liberdade de expressão, e que pode ser considerado como um movimento expressionista particularmente parisiense. O expressionismo que surge como superação do movimento impressionista, porém ambos são movimentos realistas. Sua composição se dá por formatos planos grandes e traços grosseiros e tem o intuito principal de despertar sentimentos nas pessoas. Não possuía intenção crítica ou politica.

          Além da França, apareceu principalmente na Alemanha moderna, tirando de foco alguns dos principais  pintores expressionistas. O Fauvismo busca o uso de cores chamativas, fortes que buscam transparecer o equilíbrio da obra. Essas características são visíveis, mesmo que de forma menos radical, nos trabalhos de Van Gogh, Gauguin e Cézanne. Tende a sair do aspecto ‘’comum’’ e recebe as mais variadas interpretações, pois muitas vezes, a pintura é tão abstrata e particular, que não necessita apresentar sentido algum, apesar das formas simplificadas. As cores muitas vezes sequer ‘’combinam’’ umas com as outras, ou pode haver um uso exagerado de apenas uma cor, mas a suavidade de seus tons faz com que não seja agressivo às pessoas.

          O fauvismo surge depois do impressionismo, que estava passando por problemas depois da criação da fotografia, que apresentou-se como um forte concorrente da pintura. ‘’ Com a difusão da fotografia, diversos serviços antes prestados por pintores, passaram ao encargo do fotógrafo, como é o caso dos retratos.’’ Alguns autores o citam como o movimento “revolucionário” da Arte Moderna, enquanto alguns críticos chegaram a considerar o estilo sem grande importância, por isso não existe muita definição sobre seus conceitos. Seus dados portanto, são insuficientes, sem tirar o fato das obras serem bastante antigas.

          Foi um tempo histórico europeu e ocidentalizante que se estabeleceu com a descoberta do espaço, com os Descobrimentos Portugueses, se constituiu com Descartes (1596-1650). Acredita-se que o Fauvismo marcou o rompimento com a tradição acadêmica na arte, por isso a frase de Henri Matisse: O Fauvismo não é tudo, é apenas o começo de tudo

          Com o passar do tempo, era possível a quebra das práticas antigas de manifestação da arte, que representava a sociedade a partir de conceitos dos artistas fauvistas e era moldado de acordo com seus próprios sentimentos naquela determinada época. “O artista expressa o que percebe, e percebe o que expressa”. O ser humano permite abrir-se consigo mesmo e expressar seus sentimentos nas artes em geral; para os artistas isso é como uma necessidade.

Existe uma relação muito grande da arte com o decorrer dos séculos, pois os movimentos vinham surgindo de acordo com uma real necessidade de se expressar e, muito disso estava ligado com o que era enfrentado na época, seja uma fase boa ou ruim, decadente ou vigente. Não é possível generalizar, pelo fato de que artistas podem simplesmente retratar algo que vem em mente, quebrando os paradigmas que prevaleciam em um determinado tempo.

http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/anagrama/article/view/7704/7105

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (276.6 Kb)   docx (227.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com