TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fauvismo e Expressionismo

Por:   •  11/9/2017  •  Resenha  •  269 Palavras (2 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 2

Amanda Nogueira Marques       2ºJRN        Profª Alita Mariah

PP2- História da Arte II

Expressionismo e Fauvismo- Artistas brasileiros que seguiram esses movimentos.

  • João Câmara: [pic 1]

Nascido em 12 de janeiro de 1944, em João Pessoa-PB, João Câmara Filho foi pintor, gravador, desenhista, artista gráfico, professor e crítico. Estudou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Pernambuco, onde posteriormente passou a lecionar pintura.  O artista começa, por influência do pintor José Tavares, a representar paisagens; interessa-se pelo cubismo de Pablo Picasso, e em 1960, suas obras começam a se aproximar do expressionismo e fauvismo.

Como é de característica própria do fauvismo, João representa a violência em seus quadros, utilizando de tons fortes de vermelho e azul, que sobrepõe um ao outro. Ao desenhar o corpo humano, o pintor não hesita em adicionar torções e deformações a anatomia.

  • Antônio Cabral: [pic 2]

Antônio Hélio Cabral foi um artista brasileiro nascido em 1948, na cidade de Marília-SP, cursou arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), lecionou desenho e estudou modelagem e fundição no gesso, além de frequentar sessões de modelo vivo. Foi curador de uma exposição em 1994, Antônio é principalmente pintor, mas também dedica-se ao desenho, gravura e escultura.

Cabral busca, em suas obras, resgatar características expressionistas, sendo influenciado pelas obras de Francis Bacon e Willem de Kooning, usa das cores fortes para construir e desconstruir as figuras, distorcendo a imagem com manchas de cor e traços irregulares.

Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa21329/antonio-cabral

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa1955/joao-camara

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (148 Kb)   docx (85.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com