TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Levantamento de Repteis

Por:   •  14/9/2021  •  Artigo  •  4.120 Palavras (17 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 17

GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS [pic 1]

SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

INSTITUTO ESTADUAL DE FLORESTAS

DIRETORIA DE PROTEÇÃO À FAUNA

GERÊNCIA DE USO E MANEJO DE FAUNA SILVESTRE

ANEXO XVIII

Métodos de Levantamento de Répteis

Informações Gerais

Os répteis são animais que possuem em comum a ectotermia (capacidade de utilizar fontes externas de calor para regular a temperatura corporal) e a pele recoberta por escamas. Esse grupo inclui (lagartos, serpentes, anfisbenas, quelônios e jacarés).

Existem cerca de 744 espécies de répteis no Brasil: 702 Squamata (386 serpentes, 248 lagartos, 68 anfisbenídeos), 6 crocodilianos e 36 quelônios (Bérnils; Costa, 2012). O Cerrado e Mata Atlântica têm mais de 60 espécies de lagartos e anfisbenídeos, a diversidade de serpentes também é alta, 117 espécies no Cerrado e 134 na Mata Atlântica e chegam a quase 60 as espécies de lagartos endêmicas desses biomas (RODRIGUES, 2005).

Apesar da alta diversidade de espécies no Brasil, as informações sobre répteis ainda são preliminares. Os dados sobre a fauna reptiliana em Minas Gerais são pontuais e revelam carência de informações sobre esse grupo, principalmente em regiões de transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado (SOUSA et al., 2010).

        Devido à diversidade de habitats ocupados pelos répteis, as diferentes fitofisionomias devem ser amostradas utilizando-se variados métodos de captura. O esforço de captura deve ser proporcional ao estágio de regeneração da área e a riqueza do bioma amostrado.

        

Metodologias

Devido à variação sazonal das atividades de répteis, idealmente, as coletas devem ser feitas em diversas estações do ano. Na área a ser amostrada poderão ser mensuradas as seguintes variáveis ambientais: umidade do ar, temperatura (ar, solo e água), precipitação pluviométrica, tipo de solo e abertura do dossel. A eficiência das técnicas de captura depende da composição da fauna a ser amostrada, do período de coleta e dos recursos financeiros.

Os répteis geralmente são fixados em formol 10% e preservados em álcool 70%. A extração de alíquotas de tecidos para análises moleculares é feita, em geral, através da retirada de escamas ou de partes do músculo femoral, no caso de lagartos. As amostras devem ser preservadas em álcool absoluto (100%) e mantidas em freezer.

Captura e contenção física

        A captura pode ser manual, com auxílio de equipamentos ou por meio de armadilhas, seguindo as particularidades das espécies ou comunidades alvos do estudo, devendo ser posicionadas em locais e horários de acordo com a biologia da espécie ou comunidade. Lembrando-se que sua revisão deve ser efetuada no menor tempo possível, considerando a temperatura e insolação local, buscando reduzir o estresse e sofrimento do animal, devendo-se observar os tempos para revisão das armadilhas (PORTARIA CFBIO 148/2012).

Os equipamentos utilizados para a contenção física de répteis dependem da idade, peso e forma física dos animais manejados. A seguir alguns dos equipamentos mais utilizados:

  • Gancho: Para contenção de serpentes. É um cabo de madeira ou ferro e em uma de suas extremidades possui uma haste de ferro na forma de “L” ou de “C”.
  • Pinças: Também utilizadas no manejo de serpentes. É uma haste com uma pinça articulada na ponta acionada por gatilho para a contenção das mesmas.
  • Laço de Lutz: Formado por um cabo de madeira com uma tira de couro ou tecido resistente que pode ser movimentado para a contenção física de serpentes na região da cabeça das mesmas;
  • Bastão bifurcado: Bastão que possui em uma de suas extremidades uma bifurcação tipo forquilha, para conter a cabeça dos répteis e em seguida manuseá-los com as mãos;
  • Luvas de raspas de couro: Para a proteção das mãos do manipulador, na contenção direta de um animal em associação a outro equipamento de contenção física. Lembrando-se que o uso de luvas diminui a sensibilidade das mãos ao manipular o animal, devendo ter-se cuidado para não sufocar o animal e não deixá-lo fugir;
  • Tubos de PVC: Utilizados de diferentes diâmetros para a contenção de serpentes. O diâmetro do tubo deve ser de acordo com o tamanho da serpente para evitar que ela vire a cabeça ou volte o corpo para trás;
  • Puçás: É um cabo de madeira ou de ferro que possui em uma de suas extremidades um aro de metal, que sustenta uma rede de corda ou saco de pano fechado, onde o animal ficará contido;
  • Cambões: Utilizado para a contenção de lagartos e jacarés de pequeno e médio porte. Constitui-se em um cabo que tem em sua extremidade um laço para conter o animal, que pode ser afrouxado ou apertado. Deve ser utilizado por pessoas experientes, para evitar traumatismos nos animais.        

Na contenção das serpentes peçonhentas deve-se manuseá-las com bastante cautela. A contenção física com o laço de Lutz oferece maior segurança ao técnico permitindo a realização de pequenos procedimentos. Fraturas e luxações podem ocorrer se a contenção física não for feita de maneira correta. Nunca se deve sustentar o peso do corpo do animal apenas pela cabeça.

Para a contenção de lagartos, pode-se lançar sobre o animal uma toalha molhada, esperar que ele se acalme e em seguida, capturá-lo pela base do pescoço e cintura pélvica, deixando os membros posteriores para trás. Nunca segurar um lagarto pela cauda, pois ela pode desprender-se como mecanismo de defesa.

Já cágados e jabutis, não apresentam grande dificuldade de captura e manuseio, contudo algumas espécies podem infligir mordidas graves. Quando um jabuti recolhe seus membros, o manipulador deve ter o cuidado de não deixar seus dedos presos entre o membro locomotor e a carapaça. Em geral estes animais possuem bico córneo forte que podem provocar lesões durante a manipulação. A contenção de animais jovens pode ser feita segurando-se os membros anteriores junto ao casco. Isso evita a movimentação do animal e mantém as mãos do manipulador a uma distância segura do bico. As tartarugas não devem ser erguidas pelas nadadeiras para evitar luxação e fratura.

O método de captura de crocodilianos é feito aplicando o cambão ao redor do pescoço (região torácica e axilar de um dos membros anteriores), mantendo-o sempre tracionado. Em um segundo momento, deve ser colocado um pano molhado nos olhos do animal, fazendo com que fique mais. Percorre-se uma das mãos sobre as costas do animal, chegando até a cabeça. Esta deve ser pressionada contra o chão para que a boca fique fechada. A imobilização deve ser então realizada por forte pressão manual no focinho, sentando-se sobre o animal. A partir desse momento, com o auxílio de tiras circulares de borracha ou fita isolante (que é preferível pelos pesquisadores), a boca é mantida imobilizada com segurança. Os crocodilianos perdem calor pela mucosa oral, e dessa forma, é importante deixar algo como um cabo de vassoura atravessado na boca, para evitar hipertemia em manejos demorados ou em dias muito quentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.2 Kb)   pdf (193 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com