TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudando as profissões – levantamento e tabulação de dados

Tese: Estudando as profissões – levantamento e tabulação de dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  Tese  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1 (tempo para realização: 4 horas )

 Aula-tema: Estudando as profissões – levantamento e tabulação de dados.

Essa atividade é importante para que o aluno, contextualizando seus conhecimentos sobre as profissões, verifique que existem formas de compreensão da interpretação dos dados conforme a quantidade de oferta, locais e instrumentos de busca. Os dados envolvem questões analíticas teóricas e subjetivas no momento da apresentação da pesquisa.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Fazer um levantamento sobre as profissões de nível médio ou superior em jornais de grande circulação a respeito das ofertas de emprego.

Enumerar as 10 (dez) profissões mais requisitadas, tabulando os dados coletados (em revistas, sites e jornais, entre outros), apresentando os resultados percentuais relativos às ofertas de emprego.

1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Administração – 2ª Série - Matemática Aplicada

Denise F. B. Marquesin

Pág. 4 de 8

Passo 2 (Equipe)

Escolher uma delas e pesquisar sobre suas características e/ou habilidades exigidas. Fazer um texto informativo-descritivo2.

Passo 3 (Equipe)

Realizar uma entrevista com um profissional da área pesquisada, seguindo roteiro abaixo:

 Nome;

 Empresa onde trabalha e tempo de atuação na profissão;

 Atividades básicas da profissão;

 Média salarial do profissional na área;

 Cursos de formação e aperfeiçoamento.

Analisar as respostas e discutir com a equipe sobre os seguimentos da sociedade que necessitam desse profissional. Com os resultados das análises, produzir um texto dissertativo- argumentativo.

Passo 4 (Equipe)

Reunir todos os conteúdos desenvolvidos nessa Etapa e redigir um relatório com no máximo 3 folhas. Entregar o resultado parcial ao professor da disciplina na data estabelecida por ele.

ETAPA № 2 (tempo para realização: 4 horas )

 Aula-tema: Logaritmo

Essa etapa é importante para compreender como e em quais circunstâncias o logaritmo pode ser contextualizado para resolução de situações do cotidiano.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Pesquisar e produzir um texto informativo sobre a história das descobertas dos conceitos básicos da matemática, envolvendo logaritmos criados para atender a certas necessidades e resolver problemas específicos. Utilizar o documento a seguir para apropriar-se de conhecimentos sobre a temática dessa etapa. O documento está disponível em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B9h_NveLKe7zNDJkMjMzMWQtM2UwMy00NWIyLWE5ZGItNGQzYmM3NDhkYzNm&hl=pt_BR&authkey=CIqShLgI>. Acesso em: 13 set. 2011.

Passo 2 (Equipe)

Ler, discutir e resolver as situações propostas a seguir, concebendo que a função logarítmica, juntamente com sua função inversa – função exponencial – permanece como uma das mais

2 Texto informativo-expositivo tem por finalidade a transmissão clara, ordenada e objetiva de informações e indicações que digam respeito a fatos.

Administração – 2ª Série - Matemática Aplicada

Denise F. B. Marquesin

Pág. 5 de 8

importantes na matemática, por uma série de razões que vão muito além de sua utilidade como instrumento de cálculo aritmético:

1. (UERJ) Durante um período de oito horas, a quantidade de frutas na barraca de um feirante se reduz a cada hora, do seguinte modo:

Nas t primeiras horas diminuem sempre 20% em relação ao número de frutas da hora anterior;

Nas 8 – t horas restantes diminuem 10% em relação ao número de frutas da hora anterior.

Calcular:

a. O percentual do número de frutas que resta ao final das duas primeiras horas de venda, supondo t=2;

b. O valor de t, admitindo que, ao final do período de oito horas, há, na barraca, 32% das frutas que havia, inicialmente. Considere log2 = 0,30 e log3 = 0,48

2. (ANGLO) Num certo mês dois jornais circulam com 100.000 e 400.000 exemplares diários, respectivamente. Se, a partir daí, a circulação do primeiro cresce 8,8% cada mês e o segundo decresce 15\5 cada mês, qual o número mínimo de meses necessários para que a circulação do primeiro jornal supere a do segundo? (use log2 = 0,301)

Passo 3 (Equipe)

Resolver as situações apresentadas no passo anterior, anotar todo o processo de resolução e os resultados obtidos. Reunir todos os conteúdos desenvolvidos nessa Etapa e entregar ao professor da disciplina na data estabelecida por ele.

ETAPA № 3 (tempo para realização: 4 horas )

 Aula-tema: Equações polinomiais

Essa etapa é importante para compreender como e em quais circunstâncias as equações polinomiais surgiram e se desenvolveram, contextualizando esse conhecimento. Além disso, você estará aprofundando seus conhecimentos sobre polinômios, selecionando e resolvendo exercícios e/ou problemas.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Fazer um levantamento histórico e elaborar um texto sobre equações polinomiais, com no máximo 3 folhas. Para isso, utilizar livros disponíveis na biblioteca da sua faculdade e buscas na internet. Sugestão de pesquisa e leitura:

1 BOYER, C. B. História da matemática. 2a. ed.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com