TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Memorial Descritivo

Por:   •  30/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2][pic 3]


[pic 4]

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        2

2.        JUSTIFICATIVA        3

3.        MATERIAIS E EQUIPAMENTOS        4

3.1.        Ramais e Hidrômetros        4

4.        DIMENSIONAMENTOS        4

4.1.        Demografia        5

4.2.        Coeficiente per capta        5

4.3.        Per capita habitacional        5

4.4.        Variação de consumo        5

4.5.        Diâmetros        5

4.6.        Cota do Reservatório        5

4.7.        Informações Adicionais        5

5.        TIPOS DE REDES        6

6.        MEMORIAL DE CÁLCULOS        6

6.1.        Vazão dos Quadrantes        6

6.2.        Cálculos Hidráulicos        6

7.        PLANTA DO LOTEAMENTO        8

8.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9

  1. INTRODUÇÃO

Segundo Tsutiya (2006) rede de distribuição de água é a parte do sistema de abastecimento formada de tubulações e órgãos acessórios, destinados a colocar água potável à disposição dos consumidores, de forma continua, em quantidade, qualidade e pressão adequadas.

Baseado neste pressuposto o presente Memorial Descritivo apresenta os critérios e as definições técnicas para a implantação do Sistema de Rede de Distribuição de Água do LOTEAMENTO GIRASSOIS, localizado na Zona Urbana de Palmas – TO.

Com isto o escopo principal deste é descrever os serviços e materiais a serem empregados para a execução de abastecimento de água potável a ser implantado.

  1. JUSTIFICATIVA

É uma localidade constituída por pequenos empresários que vivem principalmente das vendas locais e cujo poder econômico da maioria das famílias é baixo chegando no máximo a três salários mínimos mensais. Na localidade existe rede de água com poço artesiano que abastece parte da comunidade, porem o poço artesiano esta no limite da sua capacidade não comportando ampliação da rede existente.

O loteamento que propomos abastecer fica distante do poço existente e possuímos poço já perfurado para levar a água aos moradores que ainda faltam ser abastecidos.

Os moradores que propomos abastecer usam água de poço superficial, os quais secam em época de seca. A maioria dos poços não possui estrutura que os proteja da água da chuva. O terreno onde será executada a rede é bastante acentuado conforme demonstrado em cotas no projeto.

O Loteamento Girassóis está localizado na Zona Urbana de Palmas, Estado do Tocantins, no Plano Diretor Sul. Devido a grande oportunidade de empregos na cidade, o número de habitantes cresce consideravelmente e consequentemente mais lotes estão surgindo. O loteamento Girassóis tem a estimativa de atender cerca de 550,2 habitantes, com 131 lotes.

Optou-se pelo método por gravidade, pois a topografia possui terreno bem ondulado com grandes caimentos favorecendo o método adotado e este possui custo menor que os outros métodos.

  1. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

Será executado em tubos de PVC 12 JEI PBA 6 m rígido, de pressão de diâmetro nominal (DN) 75 e 50 mm, conforme especificado em projeto e planilhas, conduzida aos moradores por declive até os ramais prediais. Toda a rede deverá ser projetada de acordo com as especificações técnicas descritas neste memorial.

Tabela 1: Materiais e Equipamentos

[pic 5]

  1. Ramais e Hidrômetros

Os ramais serão em PEAD rígido, tipo luva de pressão com diâmetro (DN) 25 mm nas entradas dos moradores com extensão padrão de 25 m para cada consumidor. Junto à entrada, será instalado hidrômetro de 3 m³, com kit cavalete padrão CORSAN.

  1. DIMENSIONAMENTOS

Para estabelecer as condições plenas na execução do projeto de Instalações do Sistema de Rede de Distribuição de Água, usando as normas e os parâmetros para uma instalação adequada e segura utilizamos os seguintes dados para os devidos dimensionamentos:

  1. Demografia

550,2 habitantes distribuídos em 131 lotes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (567.7 Kb)   docx (271 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com