TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Monitoramento da qualidade da água

Por:   •  20/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.209 Palavras (9 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

CAMPUS ITABIRA

MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA

AMANDA COSTA DE OLIVEIRA

AMANDA LOPES MACIEL

ANA ANGÉLICA SILVA DE RESENDE

EDUARDA BARBOSA SILVA

ISADORA FIGUEIREDO MONTEIRO FERREIRA

LEON SOARES DE SOUSA

MARCELA ROBERTA ALMEIDA FERREIRA

NOVEMBRO / 2015

Nos dias 21/10/15 e 28/10/15 foram realizadas práticas em um lago próximo ao Campus da Unifei – Itabira, objetivando analisar a qualidade da água em um ponto previamente definido e demarcado com uma boia de isopor, conforme mostra a Figura 01. Os parâmetros analisados foram temperatura, oxigênio dissolvido, OD%, pH, salinidade,condutividade, potencial de oxirredução e transparência.

As coletas foram realizadas das 8:30 h  as 16:30 h no primeiro dia e das 08:10 h as 16:20 h no segundo dia, em intervalos de  aproximadamente 1h. Durante a realização da prática, observaram-se diferenças nas condições climáticas entre os dois dias de coleta. No primeiro dia de coleta, 21, as temperaturas ao longo do dia estavam mais elevadas e não ocorreu precipitação. Já no segundo dia, 28, as temperaturas foram mais amenas e ouve precipitação em alguns períodos do dia.

Tais observações das condições meteorológicas foram confirmadas com dados da Estação Meteorológica de Belo Horizonte, a mais próxima com dados disponíveis do local de realização da prática, que foram obtidos no site do INMET. Optou-se por não utilizar os dados quantitativos da estação consultada, visto que mesmo esta sendo próxima ao local de coleta - o que permite uma aproximação do comportamento meteorológico - a estação não corresponde, em valores, à realidade do local de realização da prática.

 

Figura 01: Ponto de monitoramento de parâmetros de qualidade da água.[pic 1]

Fonte: Autoras deste estudo.

Temperatura:

        A temperatura é um parâmetro fundamental na análise de qualidade da água sendo que alterações nesta podem ter causas naturais, como a intensidade de radiação solar, ou antrópicas, como despejos industriais. Quando a temperatura da água se encontra elevada, as taxas de reações químicas, físicas e biológicas podem ser aceleradas, resultando em um desequilíbrio no meio. Além disso, a elevação da temperatura diminui a solubilidade dos gases, como por exemplo, o oxigênio dissolvido, podendo então reduzir a quantidade disponível desses gases no meio aquático. As figuras 02 e 03 apresentam os resultados gráficos das análises feitas nos dias 21/10 e 28/10, respectivamente, para este parâmetro.  

Figura 02: Monitoramento da temperatura a diferentes profundidades do lago (Dia 21/10/15)

[pic 2]

Fonte: Autoras deste estudo.

Figura 03: Monitoramento da temperatura a diferentes profundidades do lago (Dia 28/10/15)

[pic 3]

Fonte: Autoras deste estudo.

Pela análise dos dois gráficos é possível observar a diminuição da temperatura com o aumento da profundidade para todos horários aferidos, visto que, nas regiões mais profundas do lago há uma menor incidência de radiação solar o que justifica a diminuição da temperatura.

Observou-se também que as máximas temperaturas estão concentradas no período da tarde em ambos os gráficos, porém as temperaturas do dia 21 em geral foram mais elevadas que as do dia 28. Conforme já discutido com base nos dados da Estação Meteorológica de Belo Horizonte, no dia 28 houve ocorrência de precipitação e, portanto, o tempo estava mais nublado, o que provocou uma ligeira diminuição da temperatura ambiente e da radiação incidente na atmosfera, o que influencia diminuindo a temperatura da água do lago, principalmente da superfície que está em contato direto com a atmosfera e passa por contínuas trocas de calor.

Oxigênio dissolvido e OD (%):

        O oxigênio dissolvido (OD) é um dos principais parâmetros que expressam a qualidade de um ambiente aquático, sendo que este pode ser visto como o principal parâmetro de caracterização da água quanto a despejos orgânicos. O oxigênio dissolvido pode ser apresentado de duas formas: concentração em mg/L, ou percentagem de saturação de OD (% ODSat). Esta última corresponde à porcentagem de oxigênio dissolvido em relação ao valor concentração de saturação de oxigênio, ou seja, à sua solubilidade, para determinados valores de temperatura e pressão (PINTO, 2007).

Resultados de OD superiores à saturação são indicativos da presença de organismos fotossintéticos com geração de oxigênio puro. Em contra partida, valores inferiores de OD podem indicar a presença de matéria orgânica na água, que em muitos casos são derivadas do despejo de esgoto não tratado. (VON SPERLING, 1996). As figuras 04, 05, 06 e 07 retratam os resultados encontrados.

Figura 04: Monitoramento do oxigênio dissolvido a diferentes profundidades do lago (Dia 21/10/15)

[pic 4]

Fonte: Autoras deste estudo.

Figura 05: Monitoramento do OD (%) a diferentes profundidades do lago (Dia 21/10/15)

[pic 5]

Fonte: Autoras deste estudo.

Figura 06: Monitoramento do oxigênio dissolvido a diferentes profundidades do lago (Dia 28/10/15)

[pic 6]

Fonte: Autoras deste estudo.

Figura 07: Monitoramento do OD (%) a diferentes profundidades do lago (Dia 28/10/15)

[pic 7]

Fonte: Autoras deste estudo.

O oxigênio dissolvido também diminui com a profundidade, isso acontece principalmente, pois na superfície acontecem as principais trocas de gases com a atmosfera incluindo o oxigênio. Outro fator que justifica a maior presença de oxigênio nas camadas superficiais é a fotossíntese, uma vez que os organismos fotossintetizantes necessitam de radiação solar na sintetização de oxigênio e essa se encontra em maior quantidade nas camadas superficiais. É possível observar que no dia 28, as taxas de oxigênio dissolvido foram menores que no dia 21, essa variação pode ser justificada pelas diferentes condições meteorológicas dos dois dias. O dia 21 apresentou elevada temperatura e taxas elevadas de radiação, favorecendo a fotossíntese e consequentemente de oxigênio dissolvido na água. Já no dia 28 o tempo ficou nublado em sua maioria e observou-se a ocorrência de chuva, logo, a radiação solar ocorreu menos intensamente diminuindo as taxas fotossintéticas e, por conseguinte o oxigênio dissolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (749.5 Kb)   docx (657 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com