TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Morfo - Hipotalamo

Por:   •  30/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  531 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

CURSO DE NUTRIÇÃO

                                        PESQUISADOR

 

 

DUQUE DE CAXIAS

25 DE ABRIL DE 2019

       SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.........................................................................3

2- OBJETIVOS.............................................................................4

3- JUSTIFICATIVA.......................................................................5

4- METODOLOGIA......................................................................7

5- BIBLIOGRAFIA.........................................................................9


1- INTRODUÇÃO              

O hipotálamo é uma parte do diencéfalo e próximo das paredes do terceiro ventrículo. Ele faz ligações se comunicando com outros sistemas que controla o sistema nervoso autônomo, que regulariza a fome, sede, dentre outras funções. O hipotálamo contém células que produzem hormônios, que são responsáveis por comandar todo o sistema endócrino, sendo assim, controla as reações do metabolismo do corpo (BOER, 2017).

A hipófise é dividida em duas partes adeno hipófise e neuro hipófise. Com essa base de divisão, o hipotálamo envia comandos, onde são produzidos hormônios, inibidores ou fatores de liberação, onde são distribuídos para o sistema endócrino (BOER, 2017).

Em estudos recentes foram adquiridos mecanismos entre o hipotálamo e da homeostase energética em base ao controle da fome, onde pode ser identificado o hormônio leptina e a sua ação no sistema nervoso central (VELLOSO, et al., 2006).

 A leptina tem a ação de sua liberação durante o período da noite e às primeiras horas da manhã. É principal autor do controle da ingestão alimentar, operante em células neuronais do hipotálamo no sistema nervoso central (hipotálamo). Em mamíferos proporciona o controle da ingestão alimentar e a alevação do gasto energético, além de executar a regulação da função neuroendócrina e o metabolismo da glicose e de gorduras. Ela também é sintetizada na glândula mamária, no músculo esquelético entre outros (ROMERO, et al., 2006).

 Falhas em algumas partes deste conjunto de sistema de controle da fome da homeostase energética é capaz de desenvolver a obesidade (VELLOSO, et al., 2006).

A obesidade é um dos problemas de saúde pública no mundo. Inúmeros estudos com a população brasileira têm revelado a mudança no hábito alimentar e os fatores genéticos que propiciam o ganho de peso da população, onde tratamentos com a parte terapêutica comportamental não é o suficiente para controlar o avanço incomplacente desta doença, tendo como segunda opção a observação de tais problemas que ocorrem com o complexo de sistema do controle da fome que traz como consequência a obesidade (VELLOSO, et al., 2006).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com