TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A hipófise estimula o hipotálamo que vai liberar LH e FSH

Por:   •  16/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

A hipófise estimula o hipotálamo que vai liberar LH e FSH, que acumulados no ovário causam sua maturação e o faz liberar estrógeno e progesterona. A progesterona é importante para a manutenção do endométrio uterino, preparando-o para receber o ovo fertilizado pelo espermatozoide, caso ocorra uma gravidez o endométrio tem que ser mantido, a progesterona tbm está envolvida com o processo de lactação. Junto com o estrógeno é responsável pela caracterização do indivíduo feminino e seu gênero.

Durante a gravidez a placenta secreta 10 vezes mais progesterona do que o corpo lúteo que é importante para o desenvolvimento fetal, ainda durante a primeira parte da gravidez a placenta secreta outro hormônio chamado gonadotropina carionica que estima o corpo lúteo a secretar progesterona para a continuação da gravidez durante as primeiras 8 a 12 semanas, sendo seu pico máximo pouco antes do nascimento.

Ainda na gravidez a progesterona é responsável pela disponibilidade em quantidades adicionais de nutrientes que ficam armazenados no endométrio, como glicogênio gorduras e aminoácidos, tbm exerce potente efeito inibidor da musculatura uterina, ficando esta relaxada durante toda a gravidez.

A progesterona complementa o efeito do estrógeno sobre as mamas, faz com que os elementos glandulares fiquem ainda maiores e formem um epitélio secretor e promove a deposição de nutrientes nas células glandulares para quando a produção de leite for necessária, todos os elementos que devem participar dessa produção estejam disponíveis.

Níveis de progesterona anormais podem reduzir as chances de uma gravidez, por isso há exames desse hormônio para verificar a fertilidade ou na gravida que corre risco de gravidez ectópica (fora do útero) e outros.

Curiosidades:

A molécula da progesterona é derivada do colesterol

Tanto homens quanto mulheres produzem progesterona, no homem ela é responsável pela espermatogênese dentre outras funções. Mas é na mulher que o hormônio é mais produzido.

Há um equívoco no meio medico sobre a progesterona, pois dois livros induziram a tal erro, um de farmacologia de guiuden guiman e um de fisiologia de gaito que colocaram a progesterona e a progestagem na mesma classificação, tornando-os sinominos, quando na verdade tem efeitos distintos. A progesterona emagrece, é anticâncer, antidiurético e antidepressivo, enquanto a progestagem engorda, causa câncer, retem liquido e causa depressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com