TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Paisagismo

Por:   •  9/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.883 Palavras (12 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 12

Àvores

Pau-Brasil: Também chamado ibirapitanga, orabutã, arabutá, espécie semidecídua com 8 a 12 m de altura. Consta ter existido no passado exemplares de até 30 m de altura e diâmetro de 50- 70 cm. Folhas compostas duplamente pinadas (bipinadas) com 5 a 6 pares de pinas, cada uma com 6 a 10 pares de folíolos, com 1 a 2 cm de comprimento. Madeira Muito dura, pesada, compacta, de grande resistência mecânica e praticamente incorruptível.Utilidade Nos tempos coloniais a madeira era muito utilizada na construção civil e naval e para trabalhos de torno, pela coloração vermelho-laranja-vivo.

https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/pau-brasil

Cerejeira: a cerejeira é uma planta arbórea, que produz frutos pequenos, arredondados, de coloração variável do quase incolor com traços amarelos ao vermelho escuro. Clima e Solo: a cerejeira é uma planta cujo cultivo deve ser realizado em regiões frias, visto que os cultivares mais importantes necessitam de 800 a 1000 horas de frio para produzirem satisfatoriamente. Com ideais, são considerados aquelas áreas com invernos frios e chuvosos e verões secos e amenos. Originária da Ásia, na cultura japonesa (chamada de Sakura no ki , sendo o significado de Sakura flor de cerejeira, a cerejeira era associada ao samurai cuja vida era tão efémera quanto a da flor que se desprendia da árvore.

https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/cerejeira

Paineira – paineira rosa, árvore de paina. Árvore decídua que atinge 30 m de altura, com tronco retilíneo e cilíndrico, cinzento-esverdeado, com engrossamento próximo à base (barriga), 80 a 120 cm de diâmetro. Folhas alternas, digitadas, com 5 a 7 folíolos peciolulados, glabros, elípticos, com margem serreada e nervura central proeminente em ambas as faces, com 6 a 12 cm de comprimento e 2 a 6 cm de largura. formações florestais do complexo atlântico e nas florestas estacionais deciduais e semidecimais ao longo dos cursos d’água. Madeira Leve e mole, de baixa densidade quando jovem e maior na fase adulta, de pouca durabilidade, fácil de trabalhar. Utilidade Madeira usada na fabricação de canoas e para caixotaria, com potencial para a produção de pasta celulósica. A paina serve para encher colchões, travesseiros e almofadas. É ótima para plantios mistos em áreas degradadas.

https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/paineira

http://minhasplantas.com.br/plantas/paineira/

Salgueiro: alseiro, salso salseiro, oeirana, chorão. Espécie com 12 a 20 m de altura, com tronco de 40 a 60 cm de diâmetro. Folhas simples, glabras, de 8 a 12 cm de comprimento por 4 a 8 mm de largura. Um Kg de sementes sem as plumas contém aproximadamente 3.500.000 unidades. em matas ciliares da floresta semidecídua de altitude e mata pluvial atlântica. Solo:

úmido, arenoso e boa drenagem. Madeira Leve, macia, de baixa resistência ao apodrecimento quando exposta Utilidade A madeira é usada em obras externas, caixotaria, construções rurais e pasta celulósica. Pode ser empregada em paisagismo e regeneração de áreas ciliares degradadas.

https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/salgueiro

Catuaba: Também chamado de Catuaba, catuaba-branca (ES) e embiruçu. Altura de 12-24m, com tronco liso de 40-50cm de diâmetro. Folhas compostas digitadas, com 5-7 folíolos glabros da página superior e ferrugíneo pubescentes na inferior, de 5-8 cm de comprimento. É uma espécie de árvore brasileira, de médio a grande porte, atingindo de 12 a 24 metros de altura, esguia e com copa alta e estreita de rápido crescimento. É ornamental, principalmente pela folhagem delicada, ideal para o paisagismo e arborização de praças e avenidas. Madeira leve (densidade 0,43 g/cm3), macia, grã dierita, de baixa durabilidade natural. Utilidade A madeira é empregada como miolo de portas e painéis, forros, brinquedos, etc. A árvore é bastante ornamental, pricipalmente pela copa estreita de folhagem delicada; presta-se admiravelmente para o paisagismo, principalmente para a arborização de praças e avenidas.

https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/catuaba

Eucalipto Arco-Íris Também chamado de Eucalipto Arco-íris, Eucalipto-da-nova-guiné, Eucalipto-das-filipinas, O Eucalipto Arco-íris é uma árvore de grande porte com tamanho variando entre 20 a 25 metros de altura Ele pode medir até 75 pés de altura e tem flores brancas. Ele suporta vários tipos de solos, mas prefere viver nos trópicos úmidos. Ele pode suportar temperaturas abaixo de zero por curtos períodos. Usos Nos dias atuais esta árvore é amplamente cultivada em todo o mundo na árvore plantações, principalmente de celulose usada na fabricação de papel. É a espécie dominante utilizados para plantações para celulose no Filipinas.

https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/eucalipto-arco-iris

Figueira Branca: Também chamado de figueira brava, figueira, mata pau, figueira mata pau. Árvore perene com copa densa podendo chegar a mais de 20 m de diâmetro. Alcança de 8 a 20 metros de altura.Possui folhas pecioladas, glabras, grossa, coriáceas, com a lâmina foliar elíptica, oblonga ou ovada de 10 a 20 cm de comprimento por 6 a 10 cm de largura. Os figos axilares se desenvolvem em duplas. Madeira: Moderadamente pesada, macia, testura grossa, grã direita, pouco resistente, de baixa durabilidade natural. Utilidade: Madeira usada para miolo de portas e painés, caixotaria leve, confecção de chapas e folheados. Os frutos são consumidos por morcegos e outros animais. Proporciona ótima sombra, sendo utilizada na arborização de grandes áreas urbanas e rurais. Indicada para recomposição de áreas degradadas e matas ciliares.

https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/figueira-branca

Ipê-Rosa: Também chamado de ipê-comum, ipê-reto, ipê–rosa, ipê-roxo da mata, pau d’arco-roxo. De crescimento bem rápido em regiões livres de geadas (em dois anos ela atinge 3,5 metros), pode atingir até 35 m. A Tabebuia impetiginosa é originária da Bacia do Paraná, conhecida também por piúva. Floresce abundantemente de Junho a Agosto, e prefere climas mais quentes, porém num Inverno seco e ameno, ela oferece também uma linda florada no começo da Primavera. Ideal para áreas isoladas, ou paisagismo de grandes avenidas, o Ipê Rosa prefere solos férteis e bem drenados. A sua madeira é preciosa. É uma espécie conspícua e famosa com uma história longa do uso humano, usada como medicamento, e é utilizada na medicina alternativa. O ipê contem potássio, cálcio, ferro, bário, estrôncio e iodo. Contem também um potente antibiótico. Madeira Muito pesada, dura e de ótima durabilidade, resistente ao ataque de insetos e ao apodrecimento. UtilidadeMadeira usada em obras externas como mourões, pontes e dormentes; na construção civil como vigas, caibros e assoalhos e na confecção de carroçerias e bengalas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (231.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com