TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercício Profissional De Agronomia Na Area De Hidroponis E Paisagismo

Trabalho Universitário: Exercício Profissional De Agronomia Na Area De Hidroponis E Paisagismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  2.203 Palavras (9 Páginas)  •  417 Visualizações

Página 1 de 9

LAYRA CAROLINE SANTELLI TRICHES

EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE AGRONOMIA NA

ÁREA DE PAISAGISMO E HIODROPONIA

Dourados- MS

2014

ARIADINI OLIVEIRA DOS SANTOS RA: 9855497728

CAMILA ISABEL DIAS DA SILVA RA: 9049441668

LAYRA SANTELLI TRICHES RA: 9089471275

CHRISTIAN IONER GOLTZ RA: 9094450436

EXERCÍCIO PROFISSIONAL DE AGRONOMIA NA

ÁREA DE PAISAGISMO E HIODROPONIA

Trabalho apresentado à disciplina de Introdução à Agronomia, para compor a nota da avaliação Bimestral, sob orientação do professor A nderson Guimarães.

Dourados - MS

PAISAGISMO: ENGENHEIRO AGRONOMO X ARQUITETO

De longe a arquitetura e a agronomia são apenas duas profissões independentes. Mais, falando de paisagismo, perceberemos que, embora o arquiteto exerça a função de paisagista de forma brilhante, prezando cada vez mais a arte e a estética nos projetos paisagísticos, possui um precário conhecimento da fisiologia das plantas, e é aí que o Engenheiro Agrônomo atua, pois ele possui um vasto conhecimento das plantas, solo, e clima, enquanto o arquiteto prima pela beleza e funcionalidade.

O ENGENHEIRO AGRONOMO

O agrônomo é o profissional que estuda, planeja e supervisiona a aplicação de princípios e processos básicos da produção agrícola, combinando conhecimentos de biologia, química e física, aos estudos específicos sobre o solo, clima, culturas e rebanhos, envolvendo um campo bem diversificado.

Este profissional: orienta a técnica agrícola (semeadura, plantio, adubação, melhoramento e aumento das espécies vegetais, colheita, armazenamento, combate às pragas, rendimento de produtos, reflorestamento, processos de irrigação e drenagem, regulagem das águas por meio de diques, barragens e canais); orienta e estuda a qualidade e o tratamento do solo; planeja a execução de construções rurais e instalações de indústrias rurais; estuda métodos de prevenção de doenças das plantas; observa a adaptação dos cultivos às diferentes terras e climas; colabora com outros técnicos na construção de estradas e vias rurais.

Em suma, o engenheiro agrônomo, estuda a interação do complexo homem, planta, animais, solo, clima, causa e efeito.

O PAISAGISMO

O paisagismo é uma atividade multidisciplinar e é por isso que diferentes profissionais atuam nesta área. É uma atividade complexa, pois consegue interagir em três distintos pilares: arte, ciência e técnica adquirida ou nata.

A inclusão da arte é quando o criador consegue, através de suas emoções e sensibilidade, concretizar sua criação ou idéia com o domínio da matéria prima (papel, madeira, tinta, argila, planta, etc.). A ciência quando consegue justificar, explicar e relacionar a sua criação com os fenômenos da natureza, por exemplo: ciência do solo, clima, botânica, poluição, etc. E finalmente, a técnica que é o próprio exercício da ciência, por exemplo: semeadura, enxertia, aração, poda, etc.

Porem não pode ser esquecido o fator primordial para o seu manuseio, que é a sua matéria prima - a vegetação. Todo e qualquer profissional que é habilitado a exercer suas atividades com sucesso, precisam conhecer profundamente sua matéria prima. Sem este conhecimento fica difícil ou até impossível atingir quaisquer que sejam os efeitos desejados, e falando de vegetação a participação dos Engenheiros Agrônomos é de extrema importância.

Quando se trata de vegetação no paisagismo, que é um elemento vivo, suas relações e seu comportamento não é tão previsível como outros elementos arquitetônicos constituídos de matéria prima como: madeira, cimento, ferro, borracha e outros. A vegetação, por ser um elemento vivo, está em constante mudança de cor, tamanho, forma, exigências nutricionais, umidade e luz. Todas estas alterações podem estar intrinsecamente associadas aos processos fisiológicos ou a uma reação às condições ambientais em que as plantas estão submetidas. Sendo assim, mesmo que um profissional leve em consideração uma série de fatores que podem afetar o desenvolvimento das plantas, poderão surgir situações consideradas imprevisíveis. No meio urbano, por exemplo, devido suas características complexas, muitas reações das plantas ao meio podem ainda não ter sido experimentadas e analisadas.

Vários exemplos de fracassos e /ou erros grosseiros em projetos paisagísticos podem ser observados, quando estes aspectos não são considerados, tais como: falta de harmonia das plantas quanto às exigências de umidade em composição paisagística (musgo com cacto); falta de conhecimento quanto às exigências de luz, utilizando-se plantas de sombra no sol e vice-versa; desconhecimento básico sobre solo, colocando-se plantas para desenvolver em restos de construção; desconhecimento do sistema radicular das plantas, colocando árvores em jardineiras rasas; desconhecimento da necessidade de um sistema de drenagem em vasos; falta de conhecimento do hábito de crescimento das plantas, principalmente em pergolados e jardineiras pendentes; falta de conhecimento da altura e diâmetro de copa de árvores, colocação de plantas maiores na frente de plantas menores numa composição ou próximo à estrutura urbana como calhas e alicerces; falta de conhecimento das necessidades fisiológicas da vegetação, cimentando toda a base das plantas, isto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com