TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Questionário anelídeos

Por:   •  30/3/2024  •  Trabalho acadêmico  •  2.924 Palavras (12 Páginas)  •  21 Visualizações

Página 1 de 12

                                 QUESTIONÁRIO PRIMEIRO ANELÍDEOS

  1. O que são: apomorfias, sinapomorfias, autapomorfias, simplésiomorfias e grupo monofilético?

Apomorfias são definidas como novos estados advindos de uma característica ancestral.Sinapomorfias são apomorfias compartilhadas por dois ou mais taxóns podendo ser táxons terminais ou não.A diferença entre autapomorfia e sinapomorfia é que na autapomorfia só está presente no taxón terminal.As simplésiomorfias são os estados ancestrais de uma característica, compartilhados por dois ou mais táxons.um grupo monofilético também chamado de  clado, é caracterizado pelo agrupamento natural que inclui todos os descendentes de um ancestral, ou seja, todos do grupo compartilham um mesmo ancestral.

 

  1. O que é celoma? Cite pelo menos três filos de animais celomados e quais as funções que o celoma desempenha nos animais que o apresentam.

O celoma é uma cavidade interior, formada habitualmente a partir da mesoderme, que é preenchida com líquidos e pode alojar os órgãos internos do organismo em animais que apresentam os três folhetos embrionários. Annelida é um filo de animais celomados, ou seja, possuem a cavidade celômica. Nesses animais o celoma pode realizar diversas funções funções, uma delas é a propriedade hidráulica do celoma e líquido celomático, que auxiliam na forma de locomoção desses animais, funcionando como um esqueleto hidrostático.Mollusca também é um filo de animais celomados, e nesse filo o celoma é muito reduzido, apenas com vestígios nas regiões do coração, gônadas e nefrídios e apresenta função essencial para essas estruturas.Por último o filo Chordata, no qual a morfologia do celoma é bastante diversificada, entre celomas bastantes espaçosos com função de alojar órgãos internos por exemplo, e até celomas muito reduzidos.

  1.  Existem dois processos de formação do celoma. Explique-os e diga a quais grupos pertencem.

O processo de formação do celoma é uma característica importante na separação de grupos nos animais celomados, protostômios e deuterostômios.No grupo de deuterostômios, a formação do celoma é chamada de enterocelia e acontece pela produção de blocos de células provenientes do arquêntero (endoderme), que se desenvolvem como mesoderme. No processo de desenvolvimento, esses blocos de células se desprendem do arquêntero e formam a cavidade celômica. No grupo de protostômios, a formação do celoma é chamada de esquizocelia e acontece pela proliferação do mesentoblasto formando massas de células entre as paredes do arquêntero (endoderme) e a parede do corpo (ectoderme). Essas massas de células, que em bilatérios são pareados simetricamente no corpo, crescem e se tornam ocas, formando a cavidade celômica.

  1. Descreva o padrão geral do Sistema Nervoso de Annelida.

O sistema nervoso dos Anelídeos é bem desenvolvido, com gânglios cerebrais dorsais, conectivos circum-faringeanos e cordão nervoso ventral, com gânglios e terminações nervosas segmentares.No interior do prostômio está localizado o gânglio cerebral, que geralmente inerva os palpos prostomiais, olhos/ocelos, antenas, tentáculos, órgãos nucais. Partindo do gânglio cerebral se estendem, um ou dois, conectivos circum-entéricos, localizados, por fim, em torno da porção anterior do intestino, que seguidamente se unem, ventralmente, ao gânglio sub entérico. Posteriormente, cordões nervosos longitudinais – que variam em quantidade dependendo do táxon – se entendem do gânglio sub-entérico e se alongam pelo comprimento do corpo. Ao longo desses cordões nervosos existem gânglios, dispostos em pares a cada segmento, ligados por comissuras transversais. De cada gânglio do cordão nervoso se estendem nervos laterais em direção a parede do corpo e cada um deles possui um gânglio pedal.

  1. Comente sobre a relação que existe entre celoma, líquido celômico e esqueleto hidrostático em Annelida.

O filo Annelida apresenta uma relação entre celoma, líquido celômico e esqueleto hidrostático. O celoma é uma cavidade que por sua vez é revestido por um fluido conhecido por “líquido celômico” que acabam funcionando como um esqueleto hidrostático, fornecendo apoio e sustentação para a locomoção, aliado com os demais sistemas. A musculatura e o esqueleto hidrostático interagem  permitindo a movimentação mais eficiente do animal.

  1. Faça um quadro comparativo com as características que definem os grupos dentro de Annelida.

POLIQUETA

OLIGOQUETA

HIRUDÍNEO

Cerdas

Várias

Poucas

Ausente

Parapódios

Presente

 Ausente

 Ausente

Clitelos

Ausente

Presente

Presente

Dióicos

Sim

Não

Não

Homônomos

Sim

Sim

Não

Heterônomos

Sim

Não

Sim

Larva trocófora

Sim

Não

Não

Fecundação

Fecundação interna ou liberação de gametas na coluna d’água

Fecundação externa

Fecundação interna

  1. Construa um cladograma com a filogenia de Annelida indicando as apomorfias (sinapomorfias e autópomorfias).

No cladograma abaixo estão indicadas algumas apomorfias dos anelídeos.: 1. Clitelo; 2. hermafroditismo; 3. desenvolvimento direto; 4. morfologia do gameta masculino; 5. realocação do cérebro no prostômio para a porção mais posterior; 6. perda de parapódios 7. ventosa anterior; 8. disposição específica dos sacos espermáticos; 9. posição das aberturas masculinas e femininas; 10. parapódio.11. órgão nucais; 12. apêndices do prostômio 13. bulbo faríngeo dorsal eversível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com