TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Por:   •  28/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 4

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Título da aula: Lipídeos

Nome do(s) estudante(s): Carlos Daniel Paranhos Souto, Maria Eduarda Dias de Oliveira e Emmely Dantas de Oliveira.

Introdução

Os lipídios biológicos são substâncias orgânicas insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos como éter, acetona, álcool , etc. Ou seja, são moléculas apolares (sem carga elétrica).  Os lipídios são extremamente diversos e são classificados quanto a sua função biológica e quanto a sua química. Os ácidos graxos são os lipídios mais conhecidos, deles derivam os óleos e as gorduras e eles são derivados de hidrocarbonetos, são ácidos carboxílicos com cadeias hidrocarbonadas de comprimento variando de 4 a 36 carbonos. Essa cadeia pode ser saturada (não contém ligações duplas) ou insaturada (contendo ligações duplas).

Cabe destacar que há um padrão comum em como essas ligações duplas são dispostas, na maioria dos ácidos graxos monoinsaturados, ou seja, que contém apenas uma insaturação, esta ocorre entre C-9 e C-10, já as ligações duplas dos ácidos graxos poli-insaturados geralmente ocorrem entre C-12 e C-13 e entre C-15 e C-16 (Δ 15), porém, o ácido araquidônico é uma exceção.

Outro ponto a se destacar é que o comprimento e o grau de insaturação da cadeia hidrocarbonada está intimamente relacionada com as propriedades físicas dos ácidos graxos. Observa-se que quanto mais longa a cadeia acila do acido graxo e quanto menos ligações duplas ele tiver menor é a sua solubilidade em água. Essas características também influenciam no ponto de fusão, visto que, em temperatura ambiente (25°C) ácidos graxos insaturados de 12:0 a 24:0 possui consistência de líquidos oleosos, porém os ác. Graxos saturados de mesmo comprimento já possuem consistência de cera.

Os triacilgliceróis são os lipídios mais simples construídos a partir de ácidos graxos. Uma única molécula de glicerol é ligada a partir de ligações éster com três ácidos graxos para compor esse triglicerídeo. Esses triglicerídeos podem ser simples ou mistos, os que são compostos pelo mesmo tipo de acido graxo em todas as três posições são triacilgliceróis simples, porém a maioria de ocorrência natural é mista pois são compostos de dois ou três ácidos graxos diferentes. Esses triacilgliceróis tem importantes funções de armazenamento de energia proporcionando isolamento térmico. Além disso são armazenados como óleos nas sementes de várias plantas desempenhando algumas funções.

Destacamos também as ceras que da mesma forma são ésteres de ácidos graxos de cadeias longas de C14 até C36 ligados a álcoois também de cadeias longas C16 a C30 com pontos de fusão mais altos que os triacilgliceróis. Além de também servirem como fontes de energias as ceras possuem diversas outras funções devidas as suas características de impermeabilidade e consistência firme. Funcionam como impermeabilizantes de pelos e principalmente de penas de aves aquáticas e para diversas espécies de plantas essas ceras têm papel fundamental na proteção contra parasitas além de formarem uma grossa camada nas folhas de algumas plantas evitando a evaporação excessiva de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (58.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com