TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

Por:   •  14/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS

CURSO: Biomedicina DISCIPLINA: Citologia

NOME DO ALUNO: Flávia Fernanda Kime Arroni

R.A: 2131754                            POLO: UNIP Araraquara/SP

DATA 03/09/2021

INTRODUÇÃO

Nos dias 21/08 e 28/08 ocorreu aulas práticas no laboratório de microscopia da Universidade Paulista, sendo duas aulas práticas por dia. Nas aulas, professora nos orientou desde o básico, como manusear o microscopio, estruturas e suas respectivas funções, utilização de lâminas e lâminulas, técnica de coloração de gram, técnica de leishmann, preparo de esfregaços, elementos sanguineos (hemácias, plaquetas, leucócitos),  processo de osmose, meios isotonicos, hipotonicos e hipertonicos. Para exercer o aprendizado, analisamos bactérias em amostra de iogurte, sangue periferico, celulas, tecidos de ovários de coelha, figado de porco, traqueia e esofago de rato. Foi ressaltado também a importância do descarte correto dos materiais e residuos para evitar contaminações.

Aula 1 – 21/08

Roteiro 1: 1.Microscópio  e propriedades.

[pic 2]

Figura 1- Microscopio e suas estruturas.

-Objetivas: Geralmente são quatro, são lentes de maior poder de ampliação.

A objetiva vermelha (4x) também é conhecida como objetiva de varredura. Mesmo sendo uma lente de menor poder de ampliação, ela nos oferece um maior campo de visão, permitindo chegar em objetos que passariam desapercebidos em um nível de objetiva maior.

A objetiva amarela (10x), ou de baixa potência, nos permite uma visão geral da estrutura do objeto.

A objetiva azul (40x), é uma objetiva com lentes de alta potência. Ela nos dá uma visão em grandes detalhes do objeto. São lentes retráteis, possuem molas, pois são posicionadas muito próximas dos objetos analisados, o que as deixam suscetíveis a danos causados com o contato com as lâminas.

A objetiva branca (100x), é conhecida de lente de imersão em óleo. Com a colocação do óleo, o espaço de ar entre a amostra e a lente é eliminada, dando uma ampliação maior ao objeto analisado. Unindo isto a uma boa coloração, podemos ver as características das células, que não conseguiríamos em outra resolução

-Oculares: Dois sistemas de lentes (em microscópios mais simples há apenas um). As oculares geralmente têm poder de aumento de 10X e é por meio delas que observamos a imagem ampliada.

-Tubo: Suporte das oculares. Também chamado de canhão.

-Revólver: Peça giratória que comporta as objetivas. Para trocar de objetiva, sempre manuseie o revólver, nunca force as objetivas.

-Platina: Também chamada de mesa, é o suporte onde será colocada a lâmina. A platina pode ser levantada ou baixada para regular o foco, utilizando-se os parafusos macro e micrométrico.

-Condensador: Concentra os raios luminosos que incidem sobre a lâmina.

-Fonte de luz: Nos microscópios modernos é uma lâmpada, mas em microscópios mais antigos era um espelho que refletia a luz.

-Liga/desliga: Botão para ligar e desligar a lâmpada.

-Macrométrico: Parafuso que permite regular a altura da platina. Faz movimentos amplos para um ajuste grosso.

-Micrométrico: Parafuso que permite regular a altura da platina. Permite um ajuste fino do foco.

-Braço: Também chamado de coluna, é fixo na base do microscópio e serve de suporte para as demais partes.

-Charriot: Peça que permite movimentar a lâmina sobre a platina.

  • Lâmina com tecidos de ovário de coelho e figado de porco.

Na microscopia para visualização é adicionado a amostra sob a lâmina, fazendo coloração ou o processo necessário, e adicionado lamínula, que permite melhor exibição da imagem, evitando também contaminação da amostra. Dependendo da amostra e o que deseja se observar, pode se realizar o exame á fresco, adicionando a amostra sob a lâmina e logo em seguida a lamínula em cima, na qual possibilita visualização direta.

No caso da aula e para termos primeiro contato de visualização em microscopio, aprendendo a focar e usar objetivas corretamente, professora nos forneceu lâminas prontas ‘’permanentes’’ de tecidos de ovário de coelho e figado de porco.

Exemplo como das imagens abaixo:

[pic 3]

Figura 2- Tecido ovário de coelha.

[pic 4]

Figura 3- Tecido figado de porco.

Resultados e Discussão

Nesta aula sob orientação da professora aprendemos a manusear o microscópio, suas estruturas (mecânicas e ópticas) e suas respectivas funções, na qual tem a capacidade de ampliar imagens não visíveis a olho nú.

O microscópio contém quatro objetivas para ampliação de imagem, sendo elas de 4x,10x, 40x,100x. Na objetiva de 100x é necessário utilizar o óleo de imersão, para que o índice de refração seja igual para a lâmina de vidro e o óleo, fazendo com que os raios luminosos não se dispersem ao atravessarem o conjunto lâmina-óleo, permitindo a entrada de um grande cone de luz na objetiva, sendo possível assim uma visualização em resolução melhor. Foi ressaltado que é muito importante saber todas as funções de suas estruturas, pois desde a maneira na qual ele é ligado pode fazer a diferença ou acabar até queimando o equipamento.

Além do manuseio do microscópio, foi discutido sobre a importância dos EPI’s dentro de um laboratório clínico, como jaleco, luvas, máscaras, afim de incentivar a utilizá-los de maneira correta, como é feito o descarte de materiais e resíduos, seu local apropriado, a fim de evitar acidentes e contaminações que podem colocar a saúde tanto do responsável (biomédico, técnico) quanto dos indivíduos que podem estar retirando os lixos.

Aula 1 - Roteiro 2

1.Coloração de Gram e lâmina com amostra de iogurte.

O método de coloração de gram foi desenvolvido pelo médico dinamarquês  Hans Christian Joachim Gram por volta de 1884, na qual tem por objetivo diferenciar os tipos de bactérias em gram-negativas e gram-positivos, auxiliando em um diagnóstico preciso, devido a composição e propriedades químicas e físicas das paredes celulares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (757.2 Kb)   docx (670.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com