TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatorio de estagio

Por:   •  20/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.752 Palavras (24 Páginas)  •  1.233 Visualizações

Página 1 de 24

CAPITULO I.

1.Introdução.

O presente relatório de estágio pedagógico surge no âmbito das actividades desenvolvidas na escola Secundária 28 de Janeiro da Massinga, tendo em conta o plano curricular em vigor na Universidade pedagógica que diz que no quarto ano, o estudante devera realizar estágio pedagógico de modo a compilar a teoria da prática e ser um praticante activo em todos assuntos inerentes a disciplina que este vai leccionar na futura carreira, desde a sua planificação ate leccionação das aulas.

Por Estágio Pedagógico compreende-se como o processo de vivência no Estagio pedagógica de uma dada realidade onde o estudante (futuro professor) põe em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da formação bem como exercitar a sua futura profissão   é muito importante, pois permite lhe lidar directamente com a realidade da escola e dos alunos, no que diz respeito a planificação, leccionação de aulas, existência e uso de material didáctico, proporcionando assim a integração de forma progressiva do estudante nos contextos gerais de ensino e aprendizagem de uma certa disciplina.

O Estágio Pedagógico, é uma actividade curricular, precedida pela PPG e Práticas Específicas, visa colocar o praticante em contacto directo com a realidade profissional do curso em que está inscrito, proporcionando-lhe novas aprendizagens, treino e consolidação de aquisições anteriores, troca de experiências com os colegas em exercício de suas funções docente-educativas, através da tutoria e a ligação entre a teoria e a prática. Este será um momento do curso particularmente “empolgante” pelas incertezas, novas posturas criadas e exigidas pelo seu papel mais activo na escola, através da leccionação. (DIAS et all 2010).

Assim o trabalho para melhor organização foi feito obedecendo três fases, em que a primeira fase foi caracterizada pelas conferências dadas pelo docente da cadeira, para alem das considerações prévias antes de se deslocar ao terreno (escola) e em segunda fase assistência, leccionação das aulas e a descrição e análise de actividades da leccionação e por ultimo a realização do relatório, onde o mesmo tem como objectivo geral, caracterizar as actividades realizadas no estágio pedagógico. E no mesmo âmbito tem como os objectivos específicos: descrever as actividades realizadas durante o Estagio Pedagógico de Biologia, mencionar as fases de estágio Pedagógico de Biologia, avaliar o decurso do Estágio Pedagógico de Biologia na Escola “Secundaria 28 de Janeiro” e analisar as actividades realizadas na fase da observação.

O relatório está estruturado da seguinte maneira: introdução, objectivos, metodologias, actividades realizadas na escola, conclusão, recomendações, projecto pedagógico e a bibliografia usada.

1.1.Metodologia.

Para a realização do trabalho recorreu se a observação directa de todos aspectos ligados ao processo pedagógicos durante ao período de estagio pedagógico na ESG, onde nesta observação, o estudante estagiário tinha fichas de assistências onde anotava os aspectos observados durante a assistência das aulas. A leccionação das aulas pelos estudantes estagiários, a respectiva análise e avaliação das mesmas pelo tutor e supervisor com vista a retirar os aspectos negativos assim como positivos para realçá-los em suas aulas,  para a obtenção de fundamentos teóricos e ferramentas básicas para a condução científica de todo processo, recorreu se as pesquisas bibliográficas, desde a selecção de obras, análise dos conteúdos, leccionação das aulas, sistematização dos mesmos e sua compilação para a elaboração do presente relatório.

CAPITULO II.

2.1. Localização e historial da escola 28 de Janeiro da Massinga.

2.1.1.Localização da escola 28 de Janeiro da Massinga.

Com dificuldades de pontos de referencia sobre a localização da escola Secundaria 28 de Janeiro optou se por seguinte localização: a Sul é limitado pela igreja católica; a norte a norte é limitada pela direcção da área fiscal e alfândega de Inhambane e a Este é limitada a 70m da estrada nacional número 1 (EN1) e a Oeste é limitada a 50m pelos Serviços Distritais de Actividade Económicas de Massinga (SDAE).

2.1.2.Historial da Escola.

A escola secundaria 28 de Janeiro, foi construída no tempo colonial, e com a proclamação da independência de Moçambique em 25 de Junho de 1975, e com as nacionalizações que verificaram se depois da independência, a escola passou a ser designada Centro “C” ate década de 90 e leccionava de 1ͣ  a 5ͣ classes. Com o andar do tempo, o efectivo escolar foi aumentando, e passou a leccionar 6 e 7 classes, consequentemente subiu de grau e passou a designar - se Escola primaria completa Matingane 1.

Tendo em conta as necessidades recentes, recorrentes no período, o número de salas aumentou, e que passou a ser anexa da escola Secundaria de Massinga ou por outra passou a albergar os alunos que por vários motivos não cabiam na escola acima referenciada.

Em 2009, com a elevação da Vila de Massinga a categoria de Município, e com a tomada de posse do elenco municipal no dia 28 de Janeiro do mesmo ano escola passou a designar se escola Secundaria 28 de Janeiro em sua homenagem passando a leccionar o primeiro ciclo do ESG, isto é de 8 a 10 classes.

Com a elevação desta a escola secundária a anterior escola foi transferida para a região de Matingane 1 e contínua, ate então a leccionar de 1 a 7 classes.

2.2. Desenvolvimento.

No que concerne a esta fase foram desenvolvidas as actividades relacionadas com a preparação, em que o docente da cadeira orientou as conferências dando considerações para o estágio, a divisão da turma em dois grandes grupos e pelos respectivos supervisores para assistência de todas actividades inerentes a planificação e assistência das aulas, para além da sua leccionação.

2.2.1. Preparação.

Esta fase teve o seu inicio na UP-Massinga onde o docente da cadeira orientou algumas conferencias com vista a enquadrar o estudante nas actividades que ira desenvolver ao longo do estagio pedagógico, tendo se abordado temas que dizem respeito a aula ideal, desafios para um bom professor, ensino tradicional e actual.

O docente da cadeira de estágio pedagógico orientou aos estudantes sobre aspectos a observar nas aulas, a maneira de se comportar na escola, assim como as estratégias a serem adoptados pelos estudantes para a boa condução do processo de ensino e aprendizagem nas escolas. Em seguida os estudantes foram divididos pelas Escolas Secundária de Massinga e Secundária 28 de Janeiro-Massinga, para realizarem as suas actividades de estágio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)   pdf (341.3 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com