TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio Estagio Educação Infantil

Casos: Relatorio Estagio Educação Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  2.865 Palavras (12 Páginas)  •  6.506 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................05

2 A ESCOLA ESTAGIADA E OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL ...............06

2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA......................................................06

2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA INSTITUIÇÃO...............................................07

2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO – EDUCAÇÃO INFANTIL.............................................................................................09

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ...................................................................................14

REFERÊNCIAS..........................................................................................................15

1 – INTRODUÇÃO

O presente Estágio de Educação Infantil consiste em ações que envolvam a ludicidade no desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Tem como objetivo observar e analisar o processo de ensino com as crianças de 4 a 5 anos de idade. Pretende-se através dele, conhecer as especificidades do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, onde estaremos observando, participando e planejando ações que passam auxiliar o professor regente a solucionar possíveis dificuldades.

Objetiva-se também, articular a teoria e a prática, utilizando para sua elaboração o material de apoio, e os conhecimentos obtidos nas disciplinas da UTA de Infância e Ludicidade na qual estão contidas as disciplinas de: Metodologia do Ensino da Literatura Infanto-Juvenil, Ludicidade, Fundamentos da Educação Infantil, Metodologia e Procedimentos na Educação Infantil e Pesquisa e Prática Profissional na Educação Infantil.

O presente Estágio de Educação Infantil foi realizado na Escola Rural Municipal Miguel Adur Filho, a fim de que possamos utilizar os conhecimentos obtidos na prática, pois com os alunos vivenciamos no Estágio situações semelhantes a que vamos enfrentar na prática profissional.

Este Estágio tem por objetivo registrar às 40 horas da grade do curso, em uma turma de Jardim III, em uma faixa etária de 4 a 5 anos. O principal objetivo a ser alcançado, é vivenciar situações que possibilitem relações entre a teoria e a prática, bem como reflexões a cerca do processo de ensino/aprendizagem. O Estágio é importante para minha formação porque é uma forma de colocar em prática a teoria até então estudada, também de vivenciar a real situação educacional.

No desenvolvimento do referido Estágio, pode-se notar que educar é um ato de amor. É ter coragem de criar, errar, fazer, inventar, é reinvindicar, não podemos colocar barreiras antes de estimular capacidades.

Esse trabalho é um exercício de pesquisa, exige investigação exploratória, acerca do lugar e das pessoas que integram no momento do Estágio, por se tratar de teoria e prática, requer muito estudo.

Ainda neste Estágio, caracterizamos a instituição, a turma estagiada e a descrevemos as atividades realizadas no Estágio de Educação Infantil.

2. A ESCOLA ESTAGIADA E OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

As brincadeiras de faz-de-conta e os jogos propiciam a ampliação dos

conhecimentos infantis por meio da atividade lúdica, são sem dúvida atividades

muito importante na educação, pois é nas atividades lúdicas que promovem a

imaginação e, principalmente, as transformações do sujeito em relação ao seu

objeto de aprendizagem.

Segundo Rau, (2011, p. 31):

A ludicidade se define pelas ações do brincar que são organizadas em três eixos: o jogo, o brinquedo e a brincadeira. Ensinar por meio da ludicidade é considerar que a brincadeira faz parte da vida do ser humano e que, por isso, traz referenciais da própria vida do sujeito.

No brincar, o conhecimento de si mesma, os papéis sociais

evidenciados, o envolvimento com parceiros e a característica prazerosa contida

no jogo e brincadeiras remetem a criança a um tipo de conhecimento da realidade,

permitindo sua apropriação e representação, contribuindo para a construção do

conhecimento e da personalidade. No ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que Ihes deram origem, sabendo que estão brincando. Para brincar é preciso que as crianças tenham certa independência para

escolher seus companheiros e os papéis que irão assumir no interior de um

determinado tema, cujos desenvolvimentos dependem unicamente da vontade de

quem brinca. As crianças entre quatro e seis anos procuram ser independentes. O exercício da cidadania é um processo que se inicia desde a infância, quando se oferecem às crianças oportunidades de escolha e de governo. A capacidade de realizar escolhas amplia-se conforme o desenvolvimento dos recursos individuais e mediante a prática de tomada de decisões.

2.1. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA

2.1.1 LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Rural Municipal Miguel Adur Filho, está localizada na localidade de Rio do Tigre, sendo 32 km de distância da sede do município de Santa Maria do Oeste, na área rural, CEP- 85230-000, telefone de nº 042 3644-1122.

2.1.2 HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A instituição presta atendimento de 2ª à 6ª feira, das 08h00min às 17h00min horas, num total de 8 horas diárias, sendo 40horas semanais.

2.1.3 NÍVEIS DE ATENDIMENTO

A Escola Rural Municipal Miguel Adur Filho presta atendimento de Educação Infantil e Ensino fundamental de 9 anos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com