TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Medições e Erros

Por:   •  19/7/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Centro de Ciências Exatas e Tecnologia – CCET

Instituto Biomédico - IB

Disciplina: Química Experimental

Professora: Roberta Lourenço Ziolli

Aluno: Daniella Borsario Cirena e Moraes  

Curso: Biomedicina – Bacharelado                                                              Nº da prática: 01

Prática realizada no dia: 06/07/2021

Medições e Erros

Rio de Janeiro, 2021_1

  1. Introdução

       A ação de medir consiste em comparar duas ou mais grandezas, de mesma natureza, tendo uma como padrão. Medição se caracteriza pelo conjunto de operações pelas quais se determinam o valor de uma grandeza[1]. A fim de que se tenha segurança nos resultados obtidos, é essencial que eles tenham precisão e exatidão.

      Precisão consiste na dispersão entre medidas repetidas, quanto menor a dispersão, maior é a precisão do resultado. Já exatidão se refere ao quão próximo o valor obtido está com sua referência, ou, valor verdadeiro[2]. Ao analisar vidrarias utilizadas em laboratório pode-se estabelecer que a pipeta volumétrica, a bureta e o balão volumétrico possuem um grau mais elevado de precisão e exatidão quando comparadas com equipamentos como a proveta e a pipeta graduada[3].

    No entanto, medidas precisas e exatas estão sujeitas a erros, que podem ser grosseiros, sistemáticos, acidentais, absolutos ou relativos. Erros grosseiros podem acontecer por leitura errada, geralmente causada quando ocorre um desvio óptico entre o aparelho utilizado e o ângulo de visão do observador ou por equívoco nos cálculos realizados. A fim de evitar esse erro, é necessário que o observador leve o aparelho a altura a altura dos olhos e que observe o menisco tangenciando sua linha de marcação. O menisco é a curva observada na parte superior de um líquido em relação ao seu recipiente, podendo ser côncavo (ex.:água) ou convexo (ex.:mercúrio)[4]. Erros sistemáticos podem ocorrer pelos métodos ou instrumentos utilizados. Erros acidentais não são passíveis de previsão e são representados pela limitação dos aparelhos e/ou pela incerteza nas medidas. Erros absolutos correspondem na incerteza determinada pelo fabricante do instrumento, enquanto erros relativos fundamentam-se na porcentagem do erro absoluto dividido pela quantidade medida.

      Deve-se observar, também, que alguns aparelhos, como a pipeta graduada, utilizam o valor escoado do aparelho, ao invés do valor contido. Ademais, instrumentos de medição indicam sua precisão através de algarismos significativos, quanto menor este número, mais precisa é sua leitura. O último algarismo significativo corresponde ao algarismo duvidoso (ou estimado), que pode variar de acordo com o erro absoluto do aparelho utilizado.

II. Objetivos

     Analisar a precisão e exatidão na leitura dos instrumentos utilizados na prática em laboratório e os erros passíveis de acontecerem em suas medições.

III. Material utilizado

  1. Balão volumétrico (100 mL)
  2. Béquer
  3. Conta gotas
  4. Erlenmeyer
  5. Frasco lavador
  6. Pera
  7. Pipeta graduada (10 mL)
  8. Proveta (50 mL)

[pic 1]

 

[pic 2]

[pic 3]

 

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

IV. Metodologia

      Ao início da prática, utilizou-se uma proveta de 50 mL para medir um volume de água destilada inferior a 30 mL, inserido no aparelho com o auxílio de um frasco lavador, este valor foi anotado e, depois foi acrescentada mais água destilada até atingir um valor superior a 30 mL, o valor também foi anotado.

    No decorrer do experimento, foi utilizada uma pipeta graduada de 10 mL. Pipetou-se água destilada contida no béquer, com o auxílio de uma pera, acima do traço de referência (zero) e a água foi escoada até atingir o zero. Foi medido um volume inferior a 5 mL, e escoado para um erlenmeyer e, logo após, este valor foi anotado. A seguir repetiu-se o processo, no entanto, com um volume superior a 5 mL e os dados obtidos foram anotados.

    Posteriormente, utilizou-se um balão volumétrico de 100 mL e foi preenchido seu volume total com água destilada a partir do auxílio de um frasco lavador e um conta-gotas a fim de aferir do menisco tangenciando o traço de referência (zero) no pescoço do balão.

V. Resultados e Discussão

Tabela 1:

Experimento

Instrumento

Quantidade

Medida

Erro absoluto do instrumento de medida

Erro relativo percentual

Nº algarismos significativos

1a

Proveta

 21,00 ml

0,5 ml

2,4%

1

1b

Proveta

48,00 ml

0,5 ml

1,04%

 1

2a

Pipeta graduada

3,30 ml

0,05 ml

1,52%

2

2b

Pipeta graduada

8,00 ml

0,05 ml

0,63%

2

3

Balão volumétrico

100,00 ml

0,02 ml

0,02%

2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (78.4 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com