TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de História

Por:   •  9/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório da Aula de Campo de História

Pinacoteca do Convento de Santo Antônio

        O Museu Pinacoteca Convento de Santo Antônio foi fundado no ano de 1957, mas ele só foi inaugurado algum tempo depois, em 1985. Ele é o oitavo museu mais importante do mundo, e o quinto da América inteira.

        Na pinacoteca, com obras de séculos XVII (17) e XVIII (18), todas as 24 obras são de estilo barroco. A maioria ninguém sabe quem fez (o autor), pois quem pintava ficava anônimo pois eles não se interessavam na fama, só em divulgar a obra.

        O painel 4, o que eu vi, tem de nome ‘A Peste de Febre Amarela de 1685’ e foi feito com a técnica têmpera. Como o próprio nome já diz, o quadro retrata a grande peste que teve em 1685. O painel também tem detalhes enormes das cidades de Igarassu, Olinda, Itamaracá, Recife e Goiana. A sua legenda, escrita em Latim, dizia:

Igarassu

        Segundo os dados do IBGE, Igarassu tem cerca de 70000 à 80000 habitantes. Igarassu significa canoa grande (igar>canoa, rassu>grande). 50% das pessoas que moram lá vivem de pesca, 30% vivem da indústria e do comércio, 10% do turismo e os outros 10% não trabalham. Igarassu fica na zona da mata pernambucana, e como é um lugar alto, antigamente, era um ponto de defesa estratégico dos portugueses.

        Em Igarassu, eram os índios Caetés que viviam lá, mas os portugueses conquistaram o local e Duarte Coelho virou o governador da capitania de Pernambuco. O primeiro povoado foi formado em 1537, construindo várias igrejas, e ao longo dos anos esse povoado foi crescendo.

        

Museu Histórico de Igarassu

        O Museu Histórico de Igarassu foi fundada em 1954. Dentro dela tem vários documentos, móveis e objetos antigos, e cada um deles conta um pouco da história da cidade. Com o colégio, focamos em 3 objetos para falar de cada um, esses foram os escolhidos por mim:

[pic 1] Senhor Bom Jesus da Capela do Engenho Araripe do Meio Cedro Poli aromado, Araripe (Século XVIII).

[pic 2] Conjunto de Bacia e Jarra, por Franzan T. Mehlin. Da cidade de Bonn, na Alemanha no século XIX.

[pic 3] Leque de Pena Branca e Osso, pertenceu a D. Maria Americana Bezerra do Amaral no século XIX.

Engenho São João

O Engenho São João foi construído em 1747 e foi o 1º engenho à vapor do Brasil (só existia no exterior) e ajudou muito na economia da cana-de-açúcar de Pernambuco. Além disso, ele gerou várias crônicas e filmes.

        Um engenho tem 4 elementos que o compõe, chamado ‘quadrilátero’, que são a Casa Grande, capela, casa das maquinas e senzala.

A casa grande normalmente ficava no alto, pois indicava que o senhor de engenho estava sempre acima de tudo, mas também há uma hipótese que era uma estratégia, pois tinha visão de tudo que acontecia ali.

        A senzala não tinha janela, apenas furinhos para entrar o ar. Também existia a senzala dos reprodutores, onde ficavam os escravos reprodutores que tinham que ter certas características, elas eram: fortes, dentes perfeitos, canelas finas e músculos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (270 Kb)   docx (259.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com