TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Prática

Por:   •  4/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Relatório de aulas práticas

Cíntia Macedo Costa

Efeito do 2,4 D no alongamento das raízes de pepino

Introdução: As auxinas são os fitormônios, ou hormônios vegetais, mais importantes das plantas. Dentre as atividades fisiológicas das auxinas, podemos destacar como a principal a regulação do crescimento dos vegetais. Elas são produzidas nos locais onde há crescimento, por exemplo, células meristemáticas, folhas jovens, flores, frutos, nas pontas dos caules e das raízes, sendo que, posteriormente, são transportadas às outras regiões das plantas que necessitam.

Objetivos: verificar o efeito do 2,4D na germinação das sementes de pepino e no alongamento das raízes das plântulas de pepino com diferentes concentrações por sete dias.

Metodologia: as sementes foram colocadas em placas de petri com suas devidas concentrações de 2,4D, dispostas em papel absorvente, uma placa continha apenas água. As placas foram enroladas em papel pardo para não obterem claridade e colocadas em um ambiente fechado sem luz por sete dias, quando foram abertas e feito a medida de suas respectivas raízes e contagem das sementes germinadas.

Resultados:

Tabela 1- Porcentagem de germinação de sementes de pepino submetidos a diferentes concentrações de 2,4D por 7 dias

Tratamento

A

B

C

D

E

F

Médias

73%

100%

93%

96,7%

95%

90%

Figura 1- Medida do comprimento das raízes de plântulas de pepino submetidos a diferentes concentrações de 2,4D por 7 dias

[pic 1]

Conclusão: a partir dos dados obtidos podemos observar que em pequenas quantidades o 2,4D auxilia no crescimento das raízes mas em altas concentrações ele acaba dificultando o crescimento pois aumenta a síntese de etileno inibindo o crescimento. Já na germinação o 2,4D não teve influencias significativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com