TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Retículo Endoplasmático Granuloso

Por:   •  31/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 2

Retículo Endoplasmático Granuloso (REG)

Dentro do citoplasma das células eucarióticas está o retículo endoplasmático granuloso, uma extensa rede de sacos membranosos achatados ou tubulos denominados cisternas.

Origem: Muito provavelmente surgiu a partir da invaginação da membrana plasmática e está presente em todas as células eucariontes. 

Descoberta: Albert Claude, citologista belga, realizou por volta de 1945 uma série de estudos pioneiros de componentes celulares. Ele fez uso do microscópio eletrônico recém-desenvolvido, o que lhe permitiu captar imagens com uma riqueza de detalhes não disponível anteriormente. Assim, descobriu o rertículo endoplasmático granuloso no interior do citoplasma.

Constituição: Suas paredes são constituídas por dupla camada lipídica, com grande quantidade de proteínas. O espaço interno dos túbulos e das vesículas é cheio de matriz endoplasmática, que contém um meio aquoso no qual se encontram as metérias primas que servirão para elaborar proteínas (aminoácidos), lipídios (ácidos nucleicos) e glicoproteínas. A superfície exterior do REG é salpicada de ribossomos, local onde ocorre a síntese protéica.

Função: É o local onde ocorre a tradução do RNAm e a modificação pós traducional das proteínas que serão secretadas pela célula ou direcionada a Membrana Plasmática ou a organelas membranosas. O REG é uma fábrica para a síntese de proteínas secretórias e moléculas das membranas.

Curiosidades: Embora geralmente apresentado como elemento estático, o retículo endoplasmático está de fato em fluxo constante, com vesículas continuamente brotando de uma estrutura, movendo-se através da célula e fundindo-se com estruturas membranosas em outros lugares.

Nas células especializadas na secreção de proteínas para o espaço extracelular o retículo endoplasmático é particularmente proeminente. Em alguns tecidos (musculo esquelético, por exemplo), o retículo endoplasmático é especializado no armazenamento e na rápida liberação de íons cálcio.

Patologias relacionadas: Agentes tóxicos (p. ex.,CCl) lesam o retículo endoplasmático granular e reduzem a síntese de proteínas, levando à esteatose por afetar a síntese de lipoproteínas. A lesão hepatocitária decorre de peroxidação dos lipídeos das membranas celulares, que afeta precocemente o retículo endoplasmático (interrompendo a síntese protéica) e as mitocôndrias (levando à cessação da síntese de ATP). Esteatose e degeneração hidrópica são devidas a agressão por peroxidaçâo discreta e reversível.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

FACULDADE DE MEDICINA

UNIDADE CURRICULAR 1

Docente: Bianca Galera Borsatto

Discentes: Bruna S. Mees

Isabelle C. F. G. de Pontes

Júlia B. J. B. de P. Cavalcante

Larissa Paulino

Ludmylla P. Leão

CUIABÁ

2016

Referências bibliográficas:

ALBERT Claude – Facts. Nobel Media. 2014. Disponível em: . Acesso em 19/07/2016.

KOEPPEN, M. N.; STANTON, B. A. Berne & Levy - Fisiologia. Tradução da 6ªed. Rio de Janeiro Elsevier, 2009

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com