TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SEMINÁRIO DE TEOLOGIA ALFA E ÔMEGA

Por:   •  27/11/2021  •  Resenha  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

SEMINÁRIO DE TEOLOGIA ALFA E ÔMEGA

São Luís – MA, 13 de novembro de 2021.

Aluna: Monik Nathanaelle Lopes Alves.

Disciplina: Psicologia Pastoral

Professora: Pastora Genilda de Macedo Alves.

PROVA PARCIAL

  1. Qual é a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano e conhecimento científico (em qualquer área).

O cotidiano e o conhecimento científico que temos da realidade aproximam-se e se afastam; aproxima-se porque a ciência se refere ao real; Afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor, ou seja, a ciência afasta-se da realidade, transformando-a em objeto de investigação. O que permite a construção do conhecimento científico sobre o real.

Um exemplo foi a abstração (distanciamento do trabalho mental) que Newton teve de fazer para , partindo da fruta que caia da árvore (fato cotidiano), formular a lei da gravidade (fato científico).

  1. Explique o que é senso comum. Dê exemplos desse tipo de conhecimento:

Senso comum é um tipo de conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano. É um conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros.

Um exemplo é quando alguém com dores de fígado faz o uso de chá de boldo baseado no costume de avós de nossos avós, sem, no entanto conhecer seus princípios ativos e sem nenhum estudo farmacológico.

  1. Explique o que você entende por visão de mundo:

Cosmovisão ou visão de mundo é um conjunto ordenado de valores, crenças, impressões, sentimentos e concepções de natureza intuitiva, a respeito da época ou do mundo em que se vive.

  1. Cite alguns exemplos de conhecimento da psicologia apropriados pelo senso comum:

Quando utilizamos termos como “rapaz complexado”, “menina histérica”, “ficar neurótico”, estamos usando termos definidos pela psicologia científica. Podemos até está muito próximos do conceito científico, mas, na maioria das vezes, nem o sabemos. Esses são exemplos da apropriação que o senso comum faz da ciência.

  1. Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?

Arte, religião, filosofia, ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano.

As preocupações com a origem e com o significado da existência humana formaram um corpo de conhecimento denominado filosofia.

A formulação de um conjunto de pensamentos sobre a origem do homem, seus mistérios, princípios morais, forma outro corpo de conhecimento humano conhecido como religião.

As expressões do conhecimento que traduz a emoção e a sensibilidade denominaram de arte.

E o senso comum e a ciência são formas de conhecimento que o homem possui para descobrir e interpretar a realidade.

  1. Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?

Um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido.

Objetivo específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo do conhecimento, objetividade fazem da ciência uma forma de conhecimento que supera em muito o conhecimento espontâneo de senso comum. Esse conjunto de características é o que permite que denominemos científico a um conjunto de conhecimento.

  1. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?

O senso comum é um conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano. Percorre um caminho que vai do hábito à tradição a qual, quando estabelecida passa de geração a geração.

O conhecimento científico é uma atividade eminentemente reflexiva. Ela procura compreender, elucidar e alterar esse cotidiano a partir de seu estudo sistemático.

  1. Quais são os possíveis objetos de estudo da psicologia?

No sentido mais amplo, o objeto de estudo da psicologia é o HOMEM. Mas há uma diversidade de objetos que de acordo com os vieses adotados por psicólogos se variam como o comportamento, o inconsciente, personalidade.

  1. Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a psicologia?

A diversidade de objetos da psicologia é explicada pelo fato de este campo do conhecimento ter-se constituído como área do conhecimento científico só muito recentemente. Justifica-se porque os fenômenos psicológicos são tão diversos que não podem ser acessíveis ao mesmo nível de observação e, portanto, não podem ser sujeitos aos mesmos padrões de descrição, medida, controle e interpretação. O que leva a postular que no momento não existe uma psicologia, mas Ciências psicológicas embrionárias e em desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com