TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Apicultura

Por:   •  22/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.505 Palavras (19 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 19

Trabalho de Apicultura

1º Questão:

Descreva como você faria uma revisão quinzenal de suas colônias de Apis mellifera. Use as aulas práticas de revisão como base para sua resposta.

Primeiramente reuniria os materiais adequados para manejo do apiário, isto é, EPIs, fumegador, vassourinha, formão, fósforo, material de combustão (ex.: maravalha). Os EPIs estão inclusos na própria vestimenta, como o macacão de cor clara, máscara ou véu, botas e luvas. Eu evitaria cheiros fortes e barulhos, para não irritar as abelhas.

Em seguida acenderia o fumegador.

Já com a vestimenta e com o fumegador aceso, eu me aproximaria da colmeia, pela lateral ou por trás, para não interromper a linha de voo das abelhas.

Então, aplicaria fumaça no alvado.

Em seguida, retiraria a cobertura e a tampa, e então retiraria os quadros, para serem examinados um a um (atentando para não deixar de fora um quadro contendo ovos e larvas para evitar o seu resfriamento).

Nesse exame dos quadros, eu poderia verificar como está a produção de mel, se há pólen, se há crias, fazer uma avaliação da postura da rainha, verificar como está a saúde da rainha e demais abelhas, verificar se há crias mortas, verificar a presença de realeiras que podem indicar ausência de rainha ou que a colônia está prestes a enxamear, verificar sinais de ocorrência de doenças, pragas ou predadores e, por fim, verificar o estado de conservação de quadros, caixas, fundos, tampas e suportes.

Após isso, recolocaria os quadros na colmeia, recolocaria a tampa e, por fim, recolocaria a cobertura.

Eu tentaria ao máximo realizar todos estes procedimentos de maneira rápida e objetiva.

VER NAS PRÓXIMAS VIDEOAULAS.

2a Questão:

Cite as três características importantes que a fumaça deve ter para se trabalhar com abelhas Apis mellifera.

A fumaça deve ser:

Fria, para não irritá-las com baforadas muito quentes;

Limpa e de bom aroma, produzida a partir de um material de combustão livre de contaminantes (inócuo), como por exemplo maravalha, para não afetá-las com cinzas ou tóxicos sufocantes;

Densa e branca;

Aplicada de forma lenta e contínua, para não atirar faíscas nas abelhas e irritá-las o mínimo possível.

VER NAS PRÓXIMAS VIDEOAULAS.

3a Questão:

As abelhas Apis mellifera são os polinizadores mais utilizados em cultivos agrícolas no mundo. Dê cinco motivos que justifiquem essa afirmação.

  1. Possui hábito alimentar generalista, polinizando vários tipos de culturas diferentes;
  2. Possui um grande número de indivíduos na mesma colônia;
  3. É uma espécie simples de se fazer o manejo, visto que é amplamente utilizada e que existem modelos padronizados para isso, sendo também a espécie mais social;
  4. É muito estudada e, portanto, sua biologia é bem conhecida;
  5. Tem grande intensidade na coleta de recursos;

4ª Questão:

Por quê há o nascimento de larvas diplóides de zangão em uma colônia de Apis mellifera e qual a consequência disto para a atividade apícola?

As rainhas, ocasionalmente, põem ovos fertilizados em alvéolos de operária que podem, potencialmente, se desenvolver em machos, chamados zangões diplóides. Uma explicação para esse fenômeno é que ele está relacionado com a genética da espécie.

A condição de zangão diplóide é letal, pois as larvas de zangões diplóides são comidas pelas operárias, cerca de 72 horas após a eclosão. Isso ocorre possivelmente porque uma substância secretada pela larva do zangão diplóide provoca o canibalismo.

No caso de zangões diplóides atingirem a fase adulta, eles terão testículos menores e produzirão pouco sêmen, sendo assim estéreis. Assim, eles somente consumiriam comida e ocupariam espaço na colônia, sendo indivíduos sem função. Portanto, quando as operárias comem larvas de zangões diplóides, elas previnem isso.

VER NA AULA DE GENÉTICA (PODE TER A VER COM PROBLEMA DE COSANGUINEIDADE).

5a Questão:

O que é a enxameação de uma colônia de Apis mellifera, sob que condições isso ocorre e quais as possíveis consequências para o apicultor?

A enxemeação é a divisão da colônia, em que uma parte vai embora, ou a ida de toda a colônia para construir uma nova colmeia em outro lugar.

Ela ocorre quando a população está elevada e o espaço é restrito e insuficiente, quando a rainha morre, quando as condições do ambiente da colmeia não são propícias (calor, frio), ou também as condições ao redor da colmeia (escassez de recursos).

Para o apicultor isso não é bom, já que parte da colônia, ou ela inteira, vai embora, deixando a colmeia com “força produtiva” diminuída ou mesmo inexistente.

  2

1º Questão:

Explique as razões físicas e evolutivas que justificam porque algumas espécies de abelhas perdem o ferrão ao ferroarem enquanto que outras não.

As abelhas evoluíram a partir de vespas, que são caçadoras por natureza e possuem o ferrão liso. A grande maioria das abelhas possuem ferrões lisos. Porém, em algum momento da história evolutiva das abelhas, quando o gênero Apis estava se desenvolvendo, surgiram estruturas no ferrão, chamadas de “farpas”, que são como ganchos, e que prendem no indivíduo que foi ferroado. Como o ferrão é ligado a partes da musculatura e do trato digestório da abelha, quando ela sai após ferroar um indivíduo, essas partes ficam presas por conta dos ganchos. Então a abelha acaba morrendo, sem essas partes importantes do seu organismo.

Como a grande maioria das outras abelhas são de hábitos solitários, se em algum momento surgiu uma mutação do tipo que a matasse, como é o caso dessa que adicionou “farpas” ao ferrão, ela morreria antes de passar essa característica adiante, quando ferroasse algum indivíduo para se defender.

Assim, a característica de ter farpas no ferrão só é vantajosa para Apis, tendo em vista que aumenta a eficiência de defesa da colmeia. Uma abelha solitária de ferrão liso só injeta seu veneno por um curto período de tempo em que o ferrão entra e sai do indivíduo ferroado. Enquanto na Apis o ferrão fica preso, e a musculatura ligada a ele continua injetando veneno enquanto o indivíduo não conseguir retirar o ferrão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.6 Kb)   pdf (118.6 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com