TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trecho Acima Reflete O Impacto Da Globalização Na Sociedade Atual. Sobre A Globalização, Assinale A Alternativa Incorreta: Escolher Uma Resposta.

Pesquisas Acadêmicas: O Trecho Acima Reflete O Impacto Da Globalização Na Sociedade Atual. Sobre A Globalização, Assinale A Alternativa Incorreta: Escolher Uma Resposta.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  584 Palavras (3 Páginas)  •  900 Visualizações

Página 1 de 3

Tema: Controle de qualidade em frigoríficos e a relação do bem estar animal na qualidade da carne.

Problema: Qual a relação entre bem estar animal com a qualidade da carne?

Objetivo Geral: Verificar as características das carcaças bovinas em diferentes situações.

Objetivos Específicos: Demonstrar que as diferentes situações e tratamentos de bovinos influenciam na qualidade da carne, interferindo no processo produtivo.

Justificativa:

O bem estar animal não é somente uma questão moral, pois tem-se observado que influencia também na qualidade da carne e, conseqüentemente, nos produtos dela originados.

Não se justifica o sofrimento do animal em momento algum, o que é de difícil entendimento para vários colaboradores do setor frigorífico. A conscientização é uma tarefa complicada, mas necessária para garantir a qualidade de todo processo.

Revisão de literatura:

A qualidade da carne e dos produtos de origem animal de forma geral depende não somente da escolha da raça, idade e condição sexual do animal que melhor atenda a produção, mas também de fatores extrínsecos aos animais, como manejo, transporte, instalações, temperatura e nutrição desses animais.

PARANHOS DA COSTA (2000), relatou que, nos últimos anos, o conceito bem-estar animal começou a ser implantado no cenário da produção animal, principalmente com a definição de protocolos de boas práticas de manejo. A princípio o propósito dessas ações era de cuidar do manejo com vistas a oferecer

Na cadeia produtiva buscamos o bem estar animal não somente por causa das exigências e leis impostas, mas também para reduzir as perdas em qualidade da carne bovina, assim atingindo o mercado consumidor com as certificações necessárias.

De acordo com GRANDIN (1996) existem cinco causas básicas de problemas de bem-estar animal nos frigoríficos, as falhas são: estresse provocado por equipamentos e métodos impróprios que proporcionam excitação, estresse e contusões; transtornos que impedem o movimento natural do animal, como reflexo da água no piso, brilho de metais e ruídos de alta freqüência; falta de treinamento de pessoal; falta de manutenção de equipamentos, como conservação de pisos e corredores; condições precárias pelas quais os animais chegam ao estabelecimento, principalmente devido ao transporte.

Os programas de qualidade utilizados nas empresas visam inicialmente a compreensão, portanto, o conhecimento do processo é um ponto determinante na implementação de qualquer programa de qualidade. É importante que todos os colaboradores saibam que existe uma relação entre comportamento animal e a empresa, onde o conceito de processo se refere ao conjunto de operações interligadas entre si que geram resultados. A qualidade da carne que vai para a mesa dos consumidores é diretamente influenciada pelos processo de abate e manejo ante mortem.

Metodologia:

O método utilizado para desenvolver a pesquisa será o estudo de casos. Este método permite que se faça um estudo aprofundado dos objetos proporcionando uma visão global do problema ou de identificação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com