TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Web de Citogenética

Por:   •  23/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – UPE

NÚCLEO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.

LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

1ª Webquest: Montagem de um cariograma com papel machê

CÍCERO LEITE DA SILVA

WESLEY SILVA COSTA

FERNANDA MARIA DA SILVA

ROBERTO ARAÚJO DE ANDRADE

OURICURI-PE

2019

CÍCERO LEITE DA SILVA

WESLEY SILVA COSTA

FERNANDA MARIA DA SILVA

ROBERTO ARAÚJO DE ANDRADE

1ª Webquest: Montagem de um cariograma com papel machê

                                                        

            Trabalho solicitado pelo (a) professor (a) Vladimir Silveira Filho, da disciplina de Citogenética, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, modalidade à Distância, da Universidade de Pernambuco - UPE, como requisito para fins avaliativos.

OURICURI-PE

201

Introdução

Os cromossomos são compostos de uma fita de DNA firmemente envolvida em proteínas chamadas histonas. Isso torna o DNA compacto e capaz de caber dentro do núcleo da célula. Um gene é um segmento de DNA que codifica uma característica. Portanto, os genes estão localizados nos cromossomos. Em cada cromossomo há um ponto de constrição chamado centrômero, que divide o cromossomo em diferentes seções. As células humanas normalmente contêm 23 pares de cromossomos, ou 46 total de cromossomos. Um indivíduo herda 23 cromossomos de cada pai.

Cromossomos são as estruturas que mantêm nossos genes. Os genes são as instruções individuais que dizem ao nosso corpo como se desenvolver e manter o corpo saudável. Em todas as células do nosso corpo, existem 20.000 a 25.000 genes que estão localizados em 46 cromossomos. Esses 46 cromossomos ocorrem em 23 pares. Recebemos um de cada par da nossa mãe no óvulo e um de cada par do nosso pai no esperma. Os primeiros 22 pares são rotulados de maior a menor. O último par é chamado de cromossomo sexual rotulado X ou Y. As fêmeas têm dois cromossomos X (XX) e os machos têm um cromossomo X e Y (XY). Portanto, todos devem ter 46 cromossomos em todas as células do corpo. Se um cromossomo ou parte de um cromossomo estiver ausente ou duplicado, haverá genes ausentes ou extras, respectivamente. Quando uma pessoa tem falta ou informações extras (genes), problemas podem se desenvolver para a saúde e o desenvolvimento dessa pessoa.

Tipos de cromossomos

Os cromossomos são divididos em duas partes (braços p e q) com um ponto de constrição chamado centrômero no meio.

O centrômero pode estar localizado em diferentes posições e isso forma a base das quatro classes diferentes de cromossomo:


Metacêntrico - o centrômero está no meio, o que significa que os braços peq têm comprimento comparável (por exemplo, cromossomos 1, 3, 16, 19, 20)

 Submetacêntrico - centrômero descentralizado, levando a um braço p menor em relação ao braço q (por exemplo, cromossomos 2, 4-12, 17, 18, X)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (366.6 Kb)   docx (460.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com