TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Web Aula

Resenha: Web Aula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/4/2013  •  Resenha  •  6.158 Palavras (25 Páginas)  •  694 Visualizações

Página 1 de 25

Unidade 1

Visão geral

Apresentação da disciplina:

A Administração, no contexto atual, marcadamente globalizado e fortemente perpassado pelos aspectos da sociedade da conhecimento, desempenha importante papel na propositura de soluções para todos os tipos de problemas que atingem as organizações e afligem os administradores. Nesse sentido, ao longo do século XX os gestores tem insistentemente buscado desenvolver novos métodos e ferramentas para solucionar tais problemas em um ambiente marcado por constantes transformações e mudanças repentinas. A velocidade com que esses problemas surgem é um dos agravantes para os administradores e para as organizações. Assim, é função dos administradores ou daqueles que inevitavelmente lidam com a ciência da gestão ampliar suas capacidades a partir de processos de atualização e qualificação profissional. Um dos elementos desse processo está em conhecer e debater as teorias da Administração.

Objetivos:

Apresentar aos alunos (as) as principais teorias da Administração e os demais elementos que compõem a ciência da gestão.

Desenvolver junto aos acadêmicos capacidades de identificar e aplicar o conhecimento teórico no dia a dia das organizações.

Conteúdo Programático:

• Abordagens organizacionais

• Abordagens sistêmicas

• Enfoque Contingencial

• Novos modelos para a Administração

Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das Teleaulas, de forma expositiva e interativa (chat – tira dúvidas em tempo real), Aula-atividade por Chat, para aprofundamento e reflexão e Web aulas, que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos e avaliação. Serão, também, realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas, estudos independentes (autoestudo) e Material Didático da disciplina.

Avaliação Prevista:

O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir à teleaula, participação no fórum, produção de texto/trabalho no portfólio, realização de duas avaliações virtuais, uma avaliação presencial, embasada em todo o material didático, teleaula e web-aula da disciplina.

WEB AULA 1

Administração: Teorias e abordagens

ROTEIRO:

• Administração

• Evolução Histórica da Administração

• Teorias da Administração

o Teorias Científicas ou Escola Clássica da Administração

o Escola Humanista e Abordagem Comportamental

o Modelo Japonês de Administração

APRESENTAÇÃO1

Olá, pessoal, eu sou o Professor Dirceu Casa Grande Junior e estarei com vocês nesse módulo para trabalharmos e desenvolvermos juntos os conteúdos referentes à disciplina de Teorias da Administração II. Esses conteúdos formam uma estrutura sobre a qual, certamente, vamos construir um imponente edifício conceitual denominado Administração de Empresas. É importante dizer, ainda, que essa base é fundamental para que você acesse e compreenda com maior amplitude todos os elementos que envolvem a ciência da gestão organizacional. É importante também que você não deixe de rever as aulas da disciplina de Teorias da Administração I antes de estudar os conteúdos que compõem esta nova disciplina.

Um grande abraço e um ótimo semestre a todos!

ADMINISTRAÇÃO:

A Administração é a ciência da gestão das organizações. Administração significa, efetivamente, a capacidade que um indivíduo ou um determinado grupo de pessoas e que atuam em uma determinada organização possuem para transformar uma determinada quantidade de recursos – normalmente escassos – em produtos e serviços que gerem renda ou riqueza para esta mesma organização. O segredo está no esforço. O bom administrador, ou ainda, os bons administradores são aqueles que conseguem transformar uma quantidade mínima de recursos em uma quantidade imensa de produtos ou serviços com o menor esforço possível.

Link da Imagem: http://ocristo.blogs.sapo.pt/arquivo/cartoon-018.jpg

Para isso, os administradores lançam mão de um grande número de conceitos que, uma vez materializados, se transformam em ferramentas e contribuem para a maximização dos resultados a partir do emprego mínimo de esforço. O planejamento, a organização, o controle e a direção são, de fato, os conceitos fundamentais que, a partir de sua aplicação, podem e devem se transformar em ferramentas eficientes e eficazes na realização de qualquer esforço.

Você deve estar olhando para esses conceitos e pensando que eles se aplicam exclusivamente à administração e às empresas. Mas, você pode estar enganado. Quer ver um bom exemplo?

Ao decidir se matricular em um curso de graduação, você certamente fez planos, definiu seus objetivos, as atividades que deveria desenvolver e os recursos de que dispunha para realizá-las – planejamento; organizou suas finanças para poder cumprir as obrigações financeiras que o investimento exige, programou seu tempo para poder frequentar as aulas e desenvolver todas as atividades – organização; ao longo do curso, você perceberá que deverá fazer alguns ajustes, cortar despesas para investir em materiais ou cursos paralelos, aprimorar leituras para melhorar a compreensão dos textos, melhorar a qualidade das respostas que você dá ao próprio curso entre outros ajustes, ou seja, assegurar a realização dos objetivos e identificar a necessidade de modificá-los – controle; tudo isso para concretizar ou concluir aquilo que, a duras penas, você começou a fazer e, se no meio do caminho você perceber que está perdendo o foco ou desviando a rota, um simples toque no leme poderá colocá-lo novamente na rota que você traçou previamente – direção.

Ao trabalhar com essas ferramentas, você não deve perder de vista que, para atingir seus objetivos, você precisa,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com