TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de sentido cinestésiconos

Artigo: O conceito de sentido cinestésiconos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Artigo  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 3

SENTIDOS DE POSIÇÃO

Existem dois sentidos humanos, pouco conhecidos, que fornecem informações sobre as ações do corpo em si. São o sentido Cinestésico e o sentido Vestibular.

O QUE É SENTIDO CINESTÉSICO?

O sentido cinestésiconos informa sobre o posicionamento relativo as partes do corpo durante os movimentos.

Se você fechar os olhos e encolher os dedos, o sentido cinestésico o torna consciente do movimento. Esse sentido nos capacita não só a monitorar continuamente o que as partes do corpo estão fazendo, mas também a equilibrar a tensão muscular pelo corpo inteiro para que possamos nos movimentar com eficiência.

O sentido cinestésico depende de vários tipos diferentes de receptores nas juntas, nos músculos e nos tendões. Suas mensagens eletroquímicas trafegam até o córtex somatossensorial nos lobos parietais do cérebro.

Suponha que você esteja carregando alguns livros. Você sabe que seus braços estão flexionados para conseguir segurá-los e sabe também onde eles estão, mesmo de olhos fechados você consegue “sentir” a posição dos seus braços. Essa capacidade de detectarmos a posição das articulações, se estão ou não em movimento acontece por causa do sentido cinestésico. Muitos conhecem a cinestesia também como propriocepção.

Os esportes, jogos, tudo que estimula a movimentação corporal usa e exercita o sentido cinestésico. Por exemplo, um rebatedor de basebol tem a intenção de controlar seus movimentos da forma mais eficiente possível a fim de acertar um alvo, rebater a bola. Ele não pega no bastão de basebol de qualquer jeito, ele pratica e exercita vários movimentos, posições para tentar executar o movimento perfeito que lhe renderá um ‘home run’. Então, tudo que está relacionado a consciência dos movimentos produzidos pelos nossos membros envolve o sentido cinestésico.

RECAPITULANDO! A cinestesia é definida como sendo qualquer informação POSTURAL, POSICIONAL que é encaminhada ao Sistema Nervoso Central pelos RECEPTORES encontrados nos músculos, ligamentos e articulações.

ENTENDENDO MELHOR COMO FUNCIONA O SENTIDO CINESTÉSICO?

Os Receptores Sensoriais transmitem ao Sistema Nervoso Central a posição articular e o nível de tensão muscular.Os receptores do sistema cinestésico encontram-se mais internamente na musculatura, nas aponeuroses (membrana branca, resistente que envolve os músculos = APONEVROSE), nos tendões, nos ligamentos, nas articulações e no labirinto, apresentando função reflexa locomotora e postural. Podem produzir impulsos conscientes ou inconscientes.

* Produzem impulsos conscientes quando os estímulos alcançam o córtex cerebral possibilitando, mesmo que de olhos fechados, que se tenha percepção do próprio corpo e movimentos articulares, sendo este, então, responsável pelo sentido de posição e movimento.

*Os impulsos nervosos inconscientes não levam a nenhuma sensação, sendo utilizados pelo Sistema Nervoso Central como regulador da atividade do músculo, por meio dos diferentes centros relacionados com a atividade motora, como por exemplo, o cerebelo.

De acordo com a teoria das múltiplas inteligências, a Inteligência corporal-cinestésica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com