TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O corpo humano

Seminário: O corpo humano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  Seminário  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 4

O corpo humano

O Brasil tem a maior contribuição da água na sua matriz elétrica. Temos uma importação de energia nuclear que é muito pequena. A energia elétrica ainda é cara porque estamos no processo de amortização dos grandes investimentos que são feitos. A sociedade tem que abrir mão e economizar, pelo menos, 10% de energia para não fazemos Belo Monte, mas aí a pessoa tem que ter um controle rigoroso e fazer escolhas. Estamos com problema de crise em Cantareira. Podíamos ter tomado medidas antes do esgotamento. É ruim quando você eleva o preço da água, mas assim você passa um sinal de que está grave a situação”, ressalta Félix.

Equilíbrio da Terra e futuro do planeta dependem da preservação da água (Foto: Thinkstock/Getty Images)

Não existe nenhuma atividade que o homem desenvolva sem água. Meios de transporte, tecido, alimento, lazer, tudo que se possa imaginar tem uma determinada quantidade do recurso. As pessoas não percebem e não captam a vulnerabilidade quando a água falta por estarem em uma zona de conforto. A Unesco divulgou que 85% da população mundial vive na metade mais seca do planeta e 780 milhões de pessoas não têm acesso à água limpa, sendo que quase 2,5 bilhões não têm acesso a saneamento adequado. De seis a oito milhões de pessoas morrem, anualmente, em decorrência de desastres e doenças relacionados à água.

“A água fica circulando na forma de nuvens, vapor de água, rios e oceanos. Nós temos que cuidar da água, ajudar os outros países a aprenderem a monitorar a qualidade e quantidade de água, e a compreender esse fenômeno de ter seca e cheia para não fazermos uma gestão de crise, mas, sim, de risco. Precisamos saber o que acontece no mundo para construir modelos de previsão climática e conhecermos melhor o planeta, conhecemos muito pouco. Hoje, estamos em um novo conceito de expansão econômica sustentável, que é o crescimento azul, o reaproveitamento das águas ”, afirma Antônio Félix Domingues.

Como bem diz a Declaração Universal dos Direitos da Água, o elemento faz parte do patrimônio do planeta. Continente, povos, nações, regiões, cidades e cidadãos são plenamente responsáveis aos olhos de todos. Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia. O equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras. Portanto, preserve a água e cuide bem do nosso planeta.

Com o passar dos séculos, o entendimento sobre o corpo humano foi sendo ampliado, até mesmo porque, ele sempre foi objeto de estudo e curiosidade, desde a pré história. Várias áreas do conhecimento começaram a incorporá-lo em suas pesquisas e representações.

Na história da arte, os gregos e romanos, por exemplo, consideravam o corpo como um ideal de beleza e perfeição, esculpiam estátuas e desenhavam quadros que representassem o homem como centro do universo.

Já na Idade Média, a Igreja Católica considerava profano e banal, assim como era relacionado ao pecado e seu estudo desprezado. No Renascimento, artistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo, quebraram esse paradigma e iniciaram uma revalorização do corpo humano. Eles se aprofundaram não somente nas pinturas da figura humana, mas nos estudos da anatomia.

Com os movimentos sociais e as transformações originárias da globalização, novas culturas e concepções do corpo humano foram implantadas na sociedade advindas de produtos culturais como as novelas, os filmes, produtos de beleza, cirurgias plásticas, silicone nos seios, etc., na busca do corpo perfeito. A medida que o tempo avança, novas descobertas sobre o corpo humano e suas mudanças são realizadas.

Sistemas do Corpo Humano

Dentro do corpo humano existem sistemas capazes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com