TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é uma Comunidade Ecológica?

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  2.583 Visualizações

Página 1 de 4

1) O que é uma Comunidade Ecológica?

É a totalidade dos organismos vivos que fazem parte do mesmo ecossistema e interagem entre si, corresponde, não apenas à reunião de indivíduos (população) e/ou sua organização social (sociedade) e sim ao nível mais elevado de complexidade de um ecossistema. Uma comunidade pode ter seus limites definidos de acordo com características que signifiquem algo para nós, investigadores humanos. Mas ela também pode ser definida a partir da perspectiva de um determinado organismo da comunidade. Por exemplo, as comunidades possuem estrutura trófica, fluxo de energia, diversidade de espécies, processos de sucessão, entre outros componentes e propriedades.

2) Explique os conceitos de Comunidade Aberta e Comunidade Fechada.

COMUNIDADE FECHADA faz parte do princípio de “superorganismo” proposta por F. E. Clements, ao estudar florestas norte-americanas, ele observou que florestas de pinheiros de lugares úmidos são diferentes das florestas de arbustos em campos mais secos. De modo que são visíveis as fronteiras entre essas comunidades. Em algumas comunidades as fronteiras podem ser mais abruptas, como pode existir uma transição entre elas. Essas áreas de transição são conhecidas como ecótonos. Este conceito da comunidade como superorganismo, remete ao conceito holístico, que parte do pressuposto de um indivíduo é interdependente na comunidade. Cada organismo exerce a sua função, de modo que, se assemelham a um órgão relação ao sistema que este está inserido. Assim na comunidade fechada ou holística, há um limite entre as comunidades, de modo que passa a ser regulado pelas interações entre os indivíduos. O que determina a distribuição de uma espécie é a gradiente do recurso, ou fatores químicos, físicos e biológicos.

COMUNIDADE ABERTA - em contrapartida a teoria de Clements, o botânico Gleanson partiu do pressuposto que cada espécie em uma comunidade é distribuída independentemente de outras, ela pode existir tanto em ambientes frio quanto quente. Ela é capaz de se adaptar ao ambiente. Na comunidade aberta não há uma transição entre duas ou mais comunidades, e sim uma continuidade. As espécies interagem entre si, podendo ter uma relação harmónica (mutualismo, entre outras relações) ou desarmónica (parasitismo).

3) A diversidade de uma comunidade tem dois componentes. Explique.

Riqueza – também chamada de densidade de espécie, baseada no número total de espécies presentes.

Uniformidade – baseada na abundância relativa.

4) Defina Sucessão Ecológica e diferencie sucessão primária de secundária.

Processo ordenado da instalação e desenvolvimento de uma comunidade. Ocorre com o tempo e termina quando se estabelece na área uma comunidade estável. Sucessão primária é aquela que ocorre em regiões estéreis (sem vida), por exemplo, terrenos cobertos pelo extravasamento e escoamento de leva, rochas expostas por recuo de geleiras, ilhas vulcânicas ou dunas de areias. E sucessão secundária ocorre nos locais já habitados cujo equilíbrio foi rompido devido alterações ambientais drásticas, causadas ou não pelo ser humano.

5) Quais são as principais diferenças entre plantas sucessionais pioneiras e tardias?

As primeiras espécies vegetais que conseguem se estabelecer em uma região desabitada são plantas sucessionais pioneiras, sua taxa de disseminação é alta e sua dispersão é facilitada por ação do vento ou de outros fatores ambientais (rios, correntes marítimas). Toleram altos níveis de radiação solar para germinar e se desenvolver e criam condições para o desenvolvimento de outras espécies vegetais denominadas intermediárias e tardias.

6) Defina competição e recurso.

CONDIÇÕES As condições são elementos abióticos do ambiente, bem como características físicas e químicas que não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com