TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sistema digestivo dos equinodermos

Tese: O sistema digestivo dos equinodermos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Tese  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  1.380 Visualizações

Página 1 de 2

Sistema Digestivo dos Equinodermos

Os animais equinodermos se alimentam de algas e pequenos animais; a estrela-do-mar, por exemplo, é carnívora. O sistema digestivo dos equinodermos é completo, possuindo boca, estômago, intestinos e ânus. No entanto, o estômago é encontrado apenas nos equinodermos carnívoros, contendo glândulas que produzem substâncias digestivas.

Como foi dito anteriormente, as estrelas-do-mar são carnívoras, sendo que estas forçam a abertura das conchas das ostras, com seus pequenos pés e, em seguida, invertem o seu estômago lançando o suco digestivo no interior das conchas, engolindo, após, o corpo do molusco já digerido. Esse tipo de digestão recebe o nome de extracorpórea.

Os ouriços-do-mar possuem uma estrutura rudimentar na cavidade oral, denominada lanterna-de-Aristóteles, similares a dentes, que servem para raspar os alimentos, como as algas, que encontram-se aderidos às rochas.

• Excreção

Através dos amebócitos os catabólitos(resíduos do metabolismo ) são levados até os pés ambulacráticos ou qualquer outro órgão exposto a água. A excreção é realizada por difusão, por não possuírem um sistema excretor.

Trocas gasosas

Os equinodermes são bastante sensíveis à disponibilidade de oxigénio do meio ambiente, já que não têm praticamente metabolismo anaeróbio. Assim, todos têm estruturas específicas, as brânquias, para maximizar as trocas gasosas.

As brânquias dos equinodermes são estruturas ocas, de paredes finas, que resultam da evaginação ou invaginação da parede do corpo. São ventiladas externamente pela água corrente e internamente pelo fluído celómico, em contracorrente, de modo a tornar mais eficientes as trocas gasosas ao nível destas superfícies.

As estrelas-do-mar têm como superfícies específicas de trocas gasosas os pés ambulacrários e as pápulas. Os pés ambulacrários estão associados ao sistema hidro-vascular e as pápulas ao celoma perivisceral.

As pápulas estão localizadas na superfície aboral dos braços e do disco e são evaginações da epiderme e do peritoneu do celoma perivisceral. Em ambos os tecidos, existem células com cílios, cujo batimento gera correntes na água e no fluído celómico com direcções opostas de modo a maximizar as trocas gasosas.

As pápulas não têm ventosas, algumas são ramificadas e fornecem oxigénio ao celoma perivisceral da estrela-do-mar e, por tal, ao sistema digestivo, às gónadas e aos músculos do disco e dos braços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com