TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sistema digestivo é vulnerável ao câncer

Tese: O sistema digestivo é vulnerável ao câncer. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Tese  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE IGUAÇU

FACULDADE DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

CURSO DE FARMÁCIA – 6° PERÍODO

TURNO DA NOITE

Edulcorante

Nova Iguaçu, 2013.

Alan Souza da Silva

Aline dos Santos Diogo

Joane gonçalves

Edulcorante

Trabalho apresentado à Universidade Iguaçu,

Como requisito parcial a obtenção do

Conhecimento de Bromatologia.

.

Aprovadas em:

Nova Iguaçu 11, Novembro, 2013.

EXAMINADORA

_______________________________________

ZAÍRA SANTANNA – UNIG

INTRODUÇÃO

Os aditivos alimentares são substâncias que são adicionadas aos alimentos com o propósito de manter ou modificar o seu sabor ou melhorar a sua aparência. Alguns aditivos são utilizados há séculos, como o sal (por exemplo, no presunto) ou o vinagre (nos picles) entre outros.

Com o desenvolvimento de a indústria alimentar na segunda metade do século XX, foram progressivamente introduzidos novos aditivos, mais fortes, azedos, molhados, secos, mal cheirosos e duráveis de origem natural e artificial, permitindo a produção em larga escala e o transporte de alimentos a grandes distâncias, assegurando que o produto chega ao consumidor com um aspecto atrativo. Os aditivos utilizados na produção de um determinado alimento devem ser obrigatoriamente discriminados na sua embalagem, incluídos na lista de ingredientes utilizados na sua elaboração. Os aditivos utilizados pela indústria devem forçosamente ter sido objeto de aprovação prévia e fazer parte de uma lista dita positiva. Todos os aditivos eventualmente utilizados e não incluídos nessa lista são ilegais e o seu uso é, portanto proibido. Na União Européia, como meio para regulamentar a sua utilização e informar os consumidores, os aditivos alimentares são identificados por um código único composto de um número antecedido pela letra "E", o número E.

Sistema digestivo vulnerável ao câncer

Conforme estudos científicos, os aditivos são responsáveis por câncer da tireóide e aparelho digestivo.

Também foi comprovado, em análises realizadas com animais, o efeito cancerígeno do antioxidante butil hidroxianisol (BHA), quando administrado em doses excessivas.

Doses moderadas do BHA levam à redução do peso corporal e aumento do peso do fígado; hiperplasia da mucosa gástrica, além de reações inflamatórias (mais graves no sistema digestivo).

Outro estudo comprovou que a elevada ingestão de nitrosamina, que é formada no organismo a partir do consumo do aditivo nitrito contribuiu para o aumento do número de casos de câncer nos órgãos do aparelho digestivo.

PERGUNTAS

1)Qual a definição e a função do aditivo?

2)Cite os compostos que apresentam a função do aditivo. Estes compostos prejudicam a saúde humana?

3) Quais os efeitos prejudiciais? De acordo com a Legislação Brasileira, existe limite máximo para a aplicação desses compostos nos produtos alimentícios?

4) Qual a bibliografia utilizada para a elaboração do trabalho?

Edulcorante

- ASPARTAME (Artificial)

Características: Proibido em caso de fenilcetonúria; Possível reação alérgica (urticária); Cefaléias, perturbações da visão; Em fortes concentrações, impurezas nocivas; Formação de substâncias nocivas em caso de aquecimento.

Principais Alimentos: Edulcorantes de mesa, cereais de café da manhã ricos em fibra, cerveja, sopas de valor energético reduzido, refrigerantes, bebidas lácteas, sobremesas, produtos de confeitaria, gomas de mascar, gelados, compotas, doces e geléias, frutas em conserva, produtos de pastelaria e padaria fina.

Potencial Alérgico: Sim

Função(es): Edulcorante

Código do aditivo encontrado no rótulo: INS 951

DDA JECFA: 40

DDA Brasil: 40

- CICLAMATOS (Artificial)

Características: De acordo com alguns estudos, teria um efeito cancerígeno (afecções testiculares em ratos). Proibido nos Estados Unidos.

Principais Alimentos: - Produtos de micro confeitaria para refrescar o hálito, refrigerantes, bebidas lácteas, sobremesas, produtos de confeitaria, gomas de mascar, gelados, compotas, doces e geléias, frutos em conserva, produtos de pastelaria e padaria fina.

Potencial Alérgico: Sim

Função (es): Edulcorante

Código do aditivo encontrado no rótulo: INS 952

DDA JECFA: 11

DDA Brasil: 11

- ESTEVIOSÍDEO (Natural)

Características: Tem boa estabilidade em altas ou baixas temperaturas; O esteviosídeo não é calórico; Não produz cáries, nem é fermentável ou metabolizada pelo organismo; Sabor residual amargo.

Principais Alimentos: - Bebidas artificias com frutas e leite, sobremesas, iogurtes, produtos de confeitaria, produtos de frutas, produtos preocessados de frutos do mar, picles, adoçantes de mesa e suplementos alimentares.

Potencial Alérgico: Não

Função (es): Edulcorante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com