TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sistema sensorial somático geral

Artigo: O sistema sensorial somático geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  Artigo  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 4

O sistema sensorial somático geral (ou sistema somatossensorial) é o responsável pelas experiências sensoriais detectadas nos órgãos sensoriais que não pertencem ao sentido especial. Os receptores sensoriais dos sentidos estão restritos à cabeça, e os do sentido somático geral estão espalhados pelo corpo todo.

Tato: O tato, é uma sensaçaõ diferente, é evocado por mecanorreceptores da pele;

Propriocepção: A estimulação de receptores mecânicos presentes dos músculos, tendões e articulações;

Dor: sensação desconfortável evocada por receptores que detectam estímulos mecânicos e químicos muito intensos (ameaçam uma lesão) ou decorrentes de lesões teciduais.

Sensação térmica: eliciado por receptores térmico para o calor e frio.

Os estímulos mecânicos sobre a pele são detectados por receptores cutâneos de dois tipos: 1) terminações livres e 2) receptores encapsulados (associados a tecidos conjuntivos). Ambos são periféricos do próprio neurônio aferente primário da via sensorial.

 MECARRECEPTORES DA PELE

A pele,protege o nosso corpo, a queratina é uma das principais proteínas impermeabilizantes da pele, contida na camada de células mortas mais superficiais e evitando a perda de líquido do nosso organismo. Além disso, a pele funciona como se fosse um refrigerador, dissipando o calor. Outra grande função da pele é a de funcionar como órgão sensorial detectando os estímulos oriundos do meio ambiente externo (pressão, calor/frio e estímulos que ameaçam ou causam lesões).

Possui 50 receptores por cm2 totalizando em torno de 5 milhões de células sensoriais cutâneas! Há pele com pelos e sem (glaba, como na palma da mão, planta do pé e lábios). Na pele há quatro principais tipos de receptores encapsulados que estão adaptados para receber informações mecânicas (Corpúsculo de Meissner, Corpúsculos de Pacini, Discos de Merkel e Corpúsculos de Ruffini) e são coletivamente referidos de receptores de baixo limiar (muito sensíveis) aos estímulos mecânicos que incidem sobre a pele. Uma vez que a informação foi decodificada nos receptores periféricos, a transmissão da informação para o sistema nervoso central se dá rapidamente através de fibras mielinizadas.

1) Terminações livres: não há especialização na região de transdução. Presentes em todas as partes do corpo, não só na pele. Detecta estímulos mecânicos grosseiros (tato protopático, dor e

temperatura);

2) Corpúsculo de Meissner: terminações encapsuladas. Presentes apenas na pele glabra, principalmente, nas pontas dos dedos, lábios e regiões de muita sensibilidade.

3) Discos de Merkel: A distribuição dos corpúsculos de Meissner, os discos estão agrupados em uma cúpula (receptor em cúpula de Iggo) que projeta-se para epiderme. São muito sensíveis e eficazes na localização de estímulos sobre a pele e na determinação de textura.

4) Órgão terminal do pelo: inerva a base do folículo piloso. Entra em atividade quando o pelo é inclinado e assim, detecta o contato com a pele.

5) Órgãos terminais de Ruffini: situados na parte mais profunda da pele, também nas regiões mais profundas do corpo (cápsulas articulares). Detectam forças de pressão sustentadas sobre a pele.

6) Corpúsculos de Pacini: estão imediatamente abaixo da pele (e também nas fáscias). São receptores de adaptação rápida às deformações teciduais, os corpúsculos de Pacini detectam vibração na faixa de 30 a 800 Hz, enquanto os de Meissner (adaptam mais lentamente), na faixa de 2 a 8 Hz.

7) Receptores de cócegas e prurido: terminações livres específicas detectam cócegas e coceira apenas da superfície da pele.

Transdução sensorial

Os impulsos nervosos são conduzidos ao longo das fibras aferentes dos neurônios aferentes de primeira ordem até o SNC, seja através dos nervos espinhais ou cranianos, conforme a origem no corpo

Experimento 01:

Abrir os clipes metálicos deixando-os com distância de 0,5cm entre suas extremidades. Com a caneta esferográfica e a régua deverá ser demarcada, na face ventral do antebraço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com