TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Sensorial Animais

Por:   •  3/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.123 Palavras (5 Páginas)  •  2.997 Visualizações

Página 1 de 5

Sistema Sensorial

O sistema sensorial é um grupo de órgãos que possuem células especiais denominadas “receptores”. Tais células somente recebem e respondem a determinados estímulos. A ordem de eficiência dos órgãos do sentido varia de acordo com a idade.

Os sentidos básicos dos animais são:

Olfato

O olfato é o principal sentido nos animais e, no caso de cães, é muito mais aguçado do que em humanos, já que eles o utilizam para várias finalidades. Nos animais, o olfato é dividido em distintos sistemas sensoriais, sendo os mais importantes o Sistema olfativo principal, e o Sistema olfativo acessório. O sistema olfativo é constituído por narinas pares, coanas nasais, cavidades nasais, nervos olfativos e bulbos olfativos.

Audição

Os órgãos responsáveis pela audição são os ouvidos, que são constituídos por três partes: o ouvido externo, responsável por receber as ondas sonoras e formado pelo pavilhão da orelha, meato acústico externo e membrana do tímpano; ouvido médio, onde as ondas sonoras se transformam em vibrações e são transmitidas, e onde estão situados martelo, bigorna e estribo e também os músculos tensores do tímpano e estribo; e ouvido interno, onde os receptores são estimuldos pelas vibrações e viram impulsos nervosos que irão chegar o SNC. Existem também as estruturas vestibulares, responsáveis pelo sentido de equilíbrio.

Visão

Os olhos possuem células fotorreceptores, que captam estímulos luminosos e o transmitem para o SNC. Os olhos se localizam dentro das órbitas oculares e são constituídos por: túnica externa, túnica média e retina. Além desses invólucros apresentam cristalino, íris, e possuem três compartimentos: câmara anterior e posterior, onde existe o humor aquoso, e o espaço vítreo, onde está o corpo vítreo.

Tato

É o sentido mais importante em animais na fase inicial da vida. Os receptores táteis estão abaixo da nossa pele e podem ser mecanoreceptores, responsáveis por sensações táteis, termorreceptores, responsáveis pelas sensações térmicas, e nociceptores, responsáveis pelas sensações de dor.

As vibrissas são pelos diferenciados que funcionam como uma antena, e são responsáveis por manter a distância entre o focinho do animal e o objeto cheirado.

Paladar

A língua é uma massa de músculo revestida por mucosa e a sua estrutura varia de acordo com a localização. Sua superfície dorsal é recoberta por papilas linguais que podem ser filiformes (mais numerosas), fungiformes (assemelham-se a cogumelos), foliadas (pouco desenvolvidas) ou circunvaladas (possuem glãndulas serosas), e podem ou não apresentar botões gustativos.

Além do paladar, a língua em caninos, serve para a transpiração e ajuda na cura de feridas.

Sistema Circulatório

O coração e os vasos, sanguíneos e linfáticos, são os órgãos responsáveis pela circulação do sangue e da linfa, que circulam em uma única direção e em movimento regular. O sistema circulatório é dividido em sistema vascular sanguíneo e sistema linfático, além dos órgãos hematopoiéticos, que produzem células sanguíneas. O sangue circula no interior de vasos e dentre as suas funções estão levar nutrientes e oxigênio às células, levar resíduos do metabolismo celular até os órgãos que os eliminam, realizar a comunicação entre órgãos e tecidos através do transporte de hormônios, além de promover a homeostase.

O sangue é composto de plasma, glóbulos vermelhos (hemáceas), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas (realiza a coagulação).

O coração é um órgão muscular oco em forma de cone localizado no centro do corpo, ligeiramente voltado para o lado esquerdo. Apresenta base, ápice e quatro faces (esternal, costal, diafragmatica e pulmonar), é formado por miocárdio, pericárdio e endocárdio, apresenta quatro câmaras, sendo dois átrios e dois ventrículos, além de quatro valvas, que orientam a corrente sanguínea.

No ciclo cardíaco normal átrios e ventrículos se contraem e relaxam, sendo sístole a fase de contração, e diástole a fase de relaxamento.

Os vasos sanguíneos são classificados em veias, artérias e capilares. As veias possuem válvulas que ajudam no retorno do sangue ao coração. A junção de dois ramos arteriais ou duas veias é denominada anastomose.

Algumas artérias se dividem em vários ramos menores que depois se unem novamente reconstruindo o tronco arterial, esses arranjos são chamados de Redes Admiráveis.

Existem três tipos de circulação sanguínea, a Sistêmica,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (45 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com