TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síndrome Da Má Absorção E Cinomose

Artigo: Síndrome Da Má Absorção E Cinomose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

Uma das suspeitas clínicas mais prováveis seria a Síndrome da má absorção. O vírus da cinomose é pantrópico e tem afinidade particular por tecido linfoide, epitelial (por exemplo, pulmão, sistema gastrintestinal, sistema urinário e pele) e tecido do sistema nervoso central (incluindo nervo óptico e olho). Mesmo após o tratamento adequado e a recuperação do paciente à cinomose, o tecido epitelial gastrintestinal ficará destruído, interferindo diretamente na absorção de nutrientes. Quando os nutrientes provenientes do alimento no intestino delgado não são absorvidos adequadamente e não passam para a corrente sanguínea, é chamado de síndrome de má absorção. Normalmente, os alimentos são digeridos e, em seguida, os nutrientes são absorvidos para o interior da corrente sanguínea, principalmente através do intestino delgado. A má absorção pode ocorrer seja por algum distúrbio que interfere na digestão alimentar ou por um distúrbio que interfere diretamente na absorção de nutrientes, no caso, a destruição do tecido epitelial gastrintestinal.

Manifestações

Os indivíduos com má absorção normalmente perdem peso. Quando as gorduras não são adequadamente absorvidas, as fezes tornam-se claras, volumosas e fétidas. Esse tipo de fezes é denominado esteatorréia.

A má absorção pode causar deficiências de todos os nutrientes ou deficiência seletiva de proteínas, gorduras, vitaminas ou minerais. Os sintomas variam de acordo com as deficiências específicas.

Diagnóstico

Os exames laboratoriais ajudam a confirmar o diagnóstico.

• A dosagem de gorduras em amostras de fezes coletadas durante 3 ou 4 dias é o exame mais confiável para o estabelecimento do diagnóstico da má absorção de gordura. A detecção do excesso de gordura torna o diagnóstico provável. Outros exames laboratoriais podem detectar a má absorção de outras substâncias específicas (p. Ex., lactose ou vitamina B12).

• Amostras de fezes são examinadas a olho nu e ao microscópio. Os fragmentos de alimentos não digeridos podem significar que o alimento passa muito rapidamente através do intestino.

• O médico também pode observar ao microscópio a presença de parasitas ou de ovos, um achado que sugere uma má absorção causada por uma infecção parasitária.

• A biópsia (remoção de amostras de tecido para exame microscópico) pode ser necessária para se detectar anormalidades do intestino delgado. A amostra pode ser obtida com o auxílio de um endoscópio (tubo de visualização flexível) ou com o auxílio de um tubo fino que possui um instrumento cortante em sua extremidade. A amostra é examinada ao microscópio e a atividade enzimática pode ser testada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com