TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cinomose

Projeto de pesquisa: Cinomose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

A cinomose é uma doença vírica onde o agente causador é o Vírus da Cinomose Canina, um RNA vírus, do gênero morbillivirus, da família Paramyxoviridae que acomete alguns animais domésticos e selvagens, principalmente os cães, furões, raposas, coiotes, lontras, quatis, etc. A importância de se conhecer um pouco mais desta doença se dá pelo fato de ser de distribuição mundial, altamente contagiosa, acometendo animais de qualquer idade, embora mais freqüente em filhotes não vacinados ou vacinados com vacinas inadequadas, apresenta um percentual de mortalidade alta, ou desencadeiam sobreviventes geralmente com seqüelas neurológicas. O fator mais importante de se conhecer essa patologia, se da pelo fato de apresentar um procedimento eficaz e seguro de prevenção, bem como economicamente viável, o qual se dá através da realização das vacinas preventivas adequadas.

Palavras-chave: Vírus, cinomose, mundial, mortalidade.

INTRODUÇÃO

O vírus da cinomose pode infectar tecidos epiteliais em todo o organismo. O envolvimento pulmonar geralmente é identificado como doença grave, e a pneumonia comum.(ETTINGER; FERDMAN, 2008. P.440)

Doença altamente contagiosa, causada pelo vírus da cinomose canina (VCC). Segundo Correa (2011), o vírus causador é da família Paramyxoviridae, sendo um patógeno de alta mortalidade, porem inferior ainda a raiva canina.

Para Oliveira (2010), a cinomose ataca o Sistema Nervoso Central dos cães, geralmente em períodos mais frios do ano.

Hirsh e Zee (2009) descrevem a cinomose como uma infecção vira aguda com febre bifásica, onde o animal apresenta sinais clínicos no sistema nervoso central, diarréia, vomito, secreções nasais e oculares, leucopenia, trombocitopenia, dificuldades respiratórias assim como uma queratinização nos coxins e focinho alem de lesões cutâneas.

RELATO DO CASO CLINICO

O presente trabalho tem por objetivo relatar um caso de cinomose canina acompanhado em um estágio extracurricular, buscando um maior conhecimento sobre a doença e abordando os aspectos relacionados à enfermidade. O animal desse relato foi atendido na Clinica Veterinária AgroPet, no município de Terenos-MS, onde ficou internado no setor de isolamento do mês de julho ao mês de setembro de 2013. Trata-se de uma cadela fêmea, com 8 meses de idade, SRD, de pelagem preta, 10 Kg. No exame físico apresentava-se apático, com quadro neurológico de mioclonia e ataxia, segundo sua proprietária o animal passando muito tempo deitado e a noite agitava-se e uivava, na ausculta do pulmão pode se detectar estertores úmidos. Os outros parâmetros não apresentavam alterações. Ao exame complementar hemograma evidenciou-se linfopenia e leucopenia. Após o exame clínico completo se fechou o diagnóstico de cinomose e pode se iniciar o tratamento de suporte que consistiu na aplicação de ringer lactato, cefalexina, pencivet, clusivol e tramal. No decorrer do tempo que o animal ficou internado ele foi apresentando boa resposta aos medicamentos, estabilizando a fase respiratória e as sequelas neurológicas da enfermidade. Segundo o medico veterinário Cássio Leandro F. Roza o estágio é essencial para o acompanhamento de situações reais podendo associar a teoria com a prática,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com