TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OFICINA SOBRE MUSICOTERAPIA E ALZHEIMER

Artigo: OFICINA SOBRE MUSICOTERAPIA E ALZHEIMER. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 2

Dinâmica de Estudo sobre ALZHEIMER

Objetivo: Facilitar a aprendizagem sobre o tema em discussão com os alunos do curso de cuidador de idosos.

Entregue a notícia e promova reflexão sobre o tema por 10 minutos, depois sugira aos alunos que criem possibilidades e experiências com músicas para os portadores desta doença.

Cada grupo deverá apresentar os resultados aos demais.

Notícia 1- ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE

PESSOAS COM ALZHEIMER MEMORIZAM MELHOR MENSAGENS CANTADAS

Um novo estudo realizado pela Universidade de Boston, nos EUA, mostra que pacientes estão mais aptos a lembrar de uma informação verbal quando esta foi passada por meio da música.

Para a pesquisa, grupos de pacientes com Alzheimer e de controle foram submetidos a testes. Mensagens foram passadas com acompanhamento musical completo, junto com letras na tela do computador de 40 canções. Para estabelecer uma diferença, 20 letras tiveram acompanhamento da música cantada e 20 foram acompanhadas de suas gravações faladas.

As palavras cantadas foram mais familiares para o grupo de pessoas com Alzheimer, mais do que no grupo de controle com pessoas mais velhas e saudáveis.

Os resultados indicam uma diferença na forma de codificação e resposta a estímulos musicais em pacientes com demência. “O processamento musical envolve uma complexa rede neural que é recrutada em diferentes regiões do cérebro, afetadas em níveis mais baixos do que outras áreas tipicamente associadas à memória em pacientes com Alzheimer”, explica Brandon Ally, professor assistente de neurologia e diretor do centro de neuropsicologia da Escola de Medicina da Universidade de Boston. “Assim, estímulos acompanhados por música e uma gravação cantada podem criar uma associação mais robusta do que a codificação de estímulos acompanhada apenas por uma gravação de fala”.

link (vídeo) abaixo:

http://youtu.be/gOJ0hMPU9WA

Shirlene Vianna Moreira

Neuropsicóloga e Neuromusicoterapeuta com formação em Musicoterapia Neurológica pela Academy of Neurologic Music Therapy do Center for Biomedical Research in Music – Colorado State University/USA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com