TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OSMOSE

Artigos Científicos: OSMOSE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  5.207 Visualizações

Página 1 de 2

Observando o Processo de Osmose em Ovos de Codorna

Isabella Caldeira da Rocha

Curso: Farmácia / 1°Período

Turma: FM1A34

Introdução. A Osmose é um fenômeno que ocorre quando duas soluções aquosas de concentrações diferentes entram em contato através de uma membrana semipermeável. É muito comum no metabolismo de animais e plantas. Neste experimento usaremos ovos de codorna, para tentar visualizar esse fenômeno, veremos também a reação do vinagre com a casca dos ovos, que é formada em grande parte de carbonato de cálcio (CaCO3), e notaremos que esse contato dos ovos de codorna com o vinagre, forma uma reação onde observa – se a liberação de gás carbônico.

Objetivo. Observar o processo de osmose através da membrana de um ovo de codorna.

Metodologia. Colocou – se dois ovos de codorna em um copo de vidro contendo vinagre, por 24 horas. Passando às 24 horas, separou – se dois copos de vidro, sendo que o copo 1, continha apenas água e o copo 2, continha água e 6 colheres de sopa de açúcar, adicionou – se um ovo em cada copo. Ficando em analise durante 6 horas, sendo que de 1 em 1 hora anotava – se os resultados.

Discussão. Após o consumo da casca do ovo na reação com o ácido (vinagre), o ovo ficou envolvido apenas por uma membrana. Essa membrana é semipermeável, pois permitiu a passagem da água de uma solução mais diluída para uma mais concentrada, esse processo é conhecido como Osmose. Após a reação do vinagre com os ovos, da água com o ovo e da água com açúcar e o ovo, obteve - se os seguintes resultados.

1h 2h 3h 4h 5h 6h

Ovo 1

Somente água Adicionando o ovo em um copo contendo apenas água, notou – se que ele afundou. Nada aconteceu Notou – se que o ovo inchou. Notou – se que o ovo permaneceu maior em relação ao ovo 2 e que estava um pouco mais duro. Nada aconteceu Nada aconteceu

Ovo 2

Água + Açúcar Adicionando o ovo em uma solução supersaturada de açúcar, notou – se que a solução ficou amarela e viscosa, e o ovo boiou. Nada aconteceu Notou – se que o ovo murchou Notou – se que o ovo estava menor e estava mais mole. Nada aconteceu Nada aconteceu

O ovo 1 sem casca mergulhado somente na água incha, isso acontece devido ao ganho de água do meio, e por isso ele fica um pouco mais durinho. O ovo 2 sem casca colocado em solução supersaturada de açúcar murchou, ou seja ele perdeu água para o meio, e por isso ele ficou mais mole. Como não ocorre gasto de energia, a osmose é considerada um transporte passivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com