TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Intensidade Da Osmose

Monografias: Intensidade Da Osmose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  901 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A osmose se caracteriza como sendo um tipo especial de difusão, onde a presença de uma membrana semipermeável, de caráter seletivo permite apenas a passagem do solvente para o lado interno da membrana. Essa força que impulsiona o solvente, é denominada de pressão osmótica e tem como principal característica, o fato de impedir a diluição da solução.

Alguns fatores como, por exemplo, uma pressão externa aplicada ao sistema, pode dificultar ou até mesmo impedir que esse processo osmótico seja efetivo.

Algumas leis regem a osmometria e foram determinadas, experimentalmente por Van't Hoff que comprovou que em soluções diluídas de solutos não iônicos, a pressão osmôtica obedece as seguintes leis: - Em temperatura (T) constante, a pressão osmótica é diretamente proporcional à molaridade da solução. Em molaridade constante, a pressão osmôtica é diretamente proporcional à temperatura absoluta da solução.

Discussão

Quando cortamos flores( rosas, margaridas, etc.) de suas plantas, costumamos mergulhar seus caules em água, para mante-las viçosas por mais tempo; isto acontece devido a penetração da água pelo caule. Por que isso acontece? Porque a água atravessa as membranas das células do caule e penetra nessas células mais rapidamente do que outros líquidos conseguem sair. Se colocarmos esse caule em água salgada, as flores murchariam, pois perderiam água para a solução salgada, nesse caso, nota-se facilmente que a água sai do interior da célula para o exterior para poder se difundir no sal, pois já que se trata de uma membrana semipermeável que impede a passagem do soluto e, contudo, o sal não pode ir a procura do sal, é a água que sai a procura do sal, numa espécie de fenômeno de "ação e reação".

Conclusão

Conclui que esse processo de verificação da intensidade da osmose em temperatura considerada constante é determinado pela primeira lei de Van't Hoff, que diz que em T constante, a pressão osmótica da solução é diretamente proporcional à sua molaridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com