TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Osmose E Osmose Reversa

Artigo: Osmose E Osmose Reversa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  1.062 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho de química

Nome: Isabela

Série: 2º do Médio

Apresentação

Esse trabalho falará sobre Osmose e Osmose reversa, relatando o que cada denominação significa suas semelhanças e diferenças.

Osmose

O processo de Osmose pode ser definido como a passagem de um liquida (solvente) que se encontra em um tecido permeável que passa para meio com ideia de uniformizar a quantidade de soluto nos dois locais.

Essa sucessão sistemática pode ser evitada através da pressão osmótica. Sua função tem como base a quantidade de soluto presente nos meios que farão a troca pela sua pressão exercida. A unidade de medida dessa pressão é o osmômetro.

Um procedimento simples para compreender a passagem do liquido. E colocarmos em um recipiente um pouco de agua tampando seu fundo com um pano (meio semipermeável) e ao colocarmos esse recipiente em uma bacia com agua, veremos que o liquido da bacia entrará no recipiente e irá aumentar sua concentração de água.

Teremos a osmose ocorrendo nos glóbulos vermelhos do sangue. Dessa osmose, como em outros meios, teremos três tipos de casos:

• O meio hipertônico que terá a concentração da solução externa menor, tendo a hemácia com maior volume.

• O meio hipotônico com a igualdade da solução e da hemácia, permanecendo de um tamanho inalterado.

• E o meio isotônico, e ai a hemácia se encontrará murcha com a concentração externa maior. Sendo esse ultimo tipo semelhante com o que ocorre em uma lesma quando nela é jogado sal.

Osmose Reversa Ou Inversa

Esse tipo de Osmose ocorre como um processo contrário o da Osmose citada, usando de meios semelhantes. Ela irá usar do meio permeável para separação. Podendo concentrar qualquer soluto. Com uma maior intensidade de pressão que a pressão osmótica.

Nesse caso teremos o meio mais concentrado passando para o meio menos concentrado tendo qual for o soluto presente no liquido separado dele. Um exemplo é a dessalinização da água do mar, tendo também usada na agricultura, na biotecnologia, na geração elétrica.

No processo de hemodiálise é também uma osmose reversa. O paciente quando tem seus rins incapacitados buscam um tipo de tratamento para substituir a função renal. A hemodiálise é a divisão do processo chamado diálise. Nela teremos a necessidade de o paciente fazer um FAV que é a ligação de uma artéria a uma veia para que o paciente suporte o processo, já que a artéria tem maior capacidade de suportar uma pressão sanguínea maior.

Os filtros chamados capilares terão a função de dialisadores juntamente com a membrana usada no processo. O paciente terá de realizar pelo resto d vida uma vez por mês esse procedimento. Tendo o dialisador(maquina de hemodiálise), a função de filtrar as substâncias toxicas do corpo assim como um rim humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com